Na tarde de terça-feira (25), a Vereadora Fernanda Castelha (PSL) participou da Reunião Ordinária que está sendo provisoriamente realizada no Teatro Municipal enquanto a Câmara Legislativa passa por reformas em suas dependências. A parlamentar teve a oportunidade de apontar diversas situações alarmantes em Araxá, pedindo às respectivas Secretarias soluções mais ágeis para os problemas.
Em pedido dirigido à Secretaria de Saúde, Fernanda Castelha cobrou a efetivação do cargo de motorista do Canil Municipal que ainda não foi provido, mesmo já existindo o veículo e o abrigo funcionando há quase um ano. “O carro adaptado do Canil, comprado com o dinheiro devolvido pela Câmara Municipal, em 2017, aos cofres do Executivo, está sendo usado como veículo de apoio da Zoonoses e não para sua finalidade específica que é conduzir os animais para o abrigo. A desculpa de sempre é que não foi feita a efetivação do motorista, mas até quando essa situação vai perdurar? Vemos a carretinha reboque no pátio do Canil, sem utilização alguma, no tempo, a céu aberto, e logo logo precisará de manutenção e reparos sem nunca sequer ter rodado.”
A Vereadora aproveitou seu tempo de tribuna para cobrar maior empenho da Prefeitura com o Canil Municipal. ”Gostaria de enfatizar também a lamentável situação, o descaso com o dinheiro público e a falta de planejamento da Prefeitura Municipal que, há quase um ano, inaugurou o Canil da cidade e até hoje, o abrigo que foi criado para 700 animais, entre cães e gatos, não está em pleno funcionamento. A obra que custou quase 1 milhão e 500 mil reais aos cofres públicos está sendo subutilizada e continua sendo negligenciada pela Administração da cidade, disse Fernanda.
”Em abril deste ano, firmamos uma parceria com o Ministério Público, a Polícia Militar, a Polícia Ambiental e o próprio Canil para que os animais vítimas de maus-tratos, abandonados ou em situação de risco fossem recolhidos das ruas e levados ao abrigo municipal. Na oportunidade, todas as autoridades presentes expuseram suas dúvidas em relação ao modo operacional dos resgates, apontaram suas sugestões e, por fim, ficou definido a solução para esses animais em situação de vulnerabilidade”, explicou a vereadora.
”A determinação do Ministério Público foi a seguinte: O número 190 da Polícia Militar foi disponibilizado para qualquer pessoa comum ligar e comunicar o caso de maus-tratos ou abandono. A partir daí, a PM seria novamente acionada para registar um boletim de ocorrência e o animal seria posteriormente encaminhado ao Canil Municipal. Os responsáveis pelo órgão da prefeitura concordaram com os termos propostos pelo Promotor Dr. Márcio Oliveira Pereira e, dali em diante, esperava-se um horizonte melhor para a situação”, prosseguiu Fernanda em sua explanação.
”Como o Canil Municipal ainda não tinha o veículo para condução de cães e gatos, eu e minhas assessoras nos disponibilizamos em ajudar, buscando os cães e gatos que aparecessem nessas condições, enquanto não havia o carro adaptado do abrigo. Desde abril, já fizemos mais de 130 resgates, ficamos responsáveis por ir no Batalhão da Polícia Militar, registrar a ocorrência e, além disso, levar todos os animais para o Canil”.
”O problema é que toda a responsabilidade por retirar os animais das ruas recaiu sobre a gente. Funcionários da Prefeitura, da Zoonoses e até a Polícia Militar ligam para o meu gabinete querendo que a gente realize os resgates e faça os trâmites administrativos para dar entrada no Canil. Pessoas ligam para o gabinete, encaminhadas por estes órgãos, comprando o argumento de que a Vereadora Fernanda Castelha é a responsável pelos animais de Araxá. É uma situação absurda e totalmente descabida! São casos recorrentes lá na Câmara; acontecem todos os dias!”, criticou a parlamentar.
”Nunca fomos negligentes e atendemos com muito amor os casos, mas está claramente caraterizado o desvio de função e omissão da Prefeitura Municipal em relação aos animais de Araxá. É inaceitável a situação e a forma como a Prefeitura conduz essa cidade. Tanto desleixo e pouco caso com o dinheiro público, que ficamos desacreditados com o que cenário que vem pela frente. Iremos encaminhar essa indicação à Secretaria de Sáude, mas como é grande a descrença na política de transformação de Araxá, iremos novamente ao Ministério Público para que a lei seja cumprida por quem quer que seja e em todos seus aspectos legais”, finalizou a Vereadora.
As demais indicações feitas por Fernanda foram as seguintes:
. Realização de tapa buracos e recuperação do asfalto na rotatória da Rodovia MG-146 (Acesso a BR-262), bairro Jardim das Oliveiras, entre o ”Mart Minas” e a ”Bem Brasil”.
. Viabilidade para instalação de quebra-molas na Rua Sebastião Moreira, altura do número 375, no bairro Mangabeiras.
. Construção de área de lazer ou parques nos terrenos em frente ao conjunto habitacional, localizado na Av. João Moreira Sales, Área II (Vila Lamartine).
. Instalação de proteções em volta das mudas de árvores recém-plantadas pela CBMM, localizadas nas rotatórias do bairro Pão de Açúcar;
. Instalação de redutor de velocidade na Avenida Tancredo Neves, altura do Cemitério São João Batista, no bairro Dona Beja.
. Capina e retirada de entulho jogados na rua Tomás de Lima, no bairro Pão de Açúcar;
. Aquisição das fitas para medição de glicose nas farmácias populares.
Assessoria de Comunicação Vereadora Fernanda Castelha
Facebook
Twitter
Google+
YouTube