A participação dos estudantes acontece desde o plantio de mudas até à análise da qualidade da água
Acadêmicos do Curso de Agronomia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) estão participando, ativamente, do Projeto de Recuperação de Nascentes, desenvolvido em parceria com a MOSAIC Fertilizantes, Rotary Club Araxá Norte, Prefeitura Municipal de Araxá e Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA).
Na última sexta-feira (22), estudantes e professores do Centro Universitário se reuniram com representantes das demais Instituições para realizar o plantio de mudas nativas e frutíferas. Trata-se da primeira ação do Projeto, que visa a revitalizar nascentes do município. Próximo às nascentes do Bairro Novo São Geraldo – local conhecido como “Matinha do Armando Santos” – foram plantadas mudas de Ipê, Pitanga, Jambolão, Pau Brasil e Jacarandá. Além da participação dos estudantes no plantio, o UNIARAXÁ realizará, também, nos Laboratórios da Instituição, as análises químicas, referentes à qualidade da água.
“Foram implantadas 90 mudas, de aproximadamente 15 espécies diferentes. O local foi escolhido como ponto de partida do Projeto, pois estava em estado caótico de conservação. As espécies foram escolhidas por apresentarem potencial de crescimento inicial rápido, além de rusticidade e capacidade de resistência – principalmente ao fogo; pois, na área urbana, estamos sujeitos a queimadas. Além dessas, também, foram alocadas espécies frutíferas para atrair pássaros”, explica o Professor e Coordenador do Curso de Agronomia do UNIARAXÁ, Rafael Assis.
A ideia de recuperar as nascentes surgiu, por meio de outro Projeto que acontece em parceria entre o UNIARAXÁ e a MOSAIC; que objetiva recuperar as matas ciliares de um córrego da região. “Em uma conversa com o Professor Antônio Geraldo (Gerê), resolvemos que poderíamos, além desse Projeto das matas ciliares, iniciar um novo Projeto que contemplasse a recuperação de nascentes”, conta Rafael Assis. O trabalho dos estudantes fará toda a diferença no Projeto. Eles participarão de várias formas, desde a implantação de mudas até às análises laboratoriais da água coletada; bem como as medições posteriores e o acompanhamento da evolução das áreas onde foram realizadas as atividades.
Uma pesquisa prévia foi realizada para identificar as seis nascentes, em áreas urbanas, que se encontram em pior estado de conservação; as quais ganharão prioridade no Projeto. “O Projeto consiste em recuperar nascentes existentes na área urbana de Araxá. O IPDSA realizou um levantamento anterior, onde foram localizadas 139 nascentes, na área urbana de Araxá; e, trabalharemos nessas que já foram catalogadas”, diz Rafael. Em cada nascente será realizado o plantio de árvores, a retirada de lixo e resíduos nas proximidades, a coleta de água para análises laboratoriais, a medição de vazão para o devido acompanhamento, além da proteção, por meio de instalação de cercas.
O trabalho desenvolvido começa a dar bons resultados e está garantindo uma ótima repercussão na comunidade local. “Várias pessoas passaram próximo ao local e se mostraram entusiasmadas com a ideia da recuperação. Acreditamos que com a divulgação desse primeiro plantio, nos demais, conseguiremos uma participação direta de moradores dos locais onde serão realizadas as atividades de recuperação”, destaca o Professor Rafael.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube