Serão ofertados oito cursos na unidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ao longo dos próximos dois anos
Capacitar os jovens para o mercado de trabalho, mostrar novas possibilidades de ocupação e torná-los protagonistas de suas histórias. Esses são alguns dos objetivos dos cursos de profissionalização e qualificação que são oferecidos aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em todo o estado. Nesta quinta-feira (28/3), o assunto profissionalização foi o foco das ações do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseub), durante a “Mostra Novo Caminho”. Cerca de 30 adolescentes que cumprem medida no local foram apresentados a oito cursos que serão oferecidos ao longo dos próximos dois anos.
Já em abril começam as primeiras capacitações. A previsão é que robótica, iniciação profissional em instalação elétrica predial e iniciação profissional em almoxarife abram a jornada de aprendizado. A duração dos cursos varia de três a seis meses, com três horas de aula, duas vezes por semana. Ao longo dos próximos meses também serão oferecidas capacitações em informática, linguagem brasileira de sinais (libras), iniciação profissional em gestão de estoque, iniciação profissional em eletricidade automotiva básica e realizadas oficinas temáticas de formação para a cidadania.
Todas as aulas vão acontecer dentro da unidade socioeducativa, que dispõe de salas específicas para desenvolvimento de capacitações e oficinas. O centro socioeducativo também possui um laboratório de informática com dez computadores, que podem ser utilizados durante as aulas.
Para o diretor-geral da unidade, Gilson Gonçalves Rodrigues, é muito importante capacitar esses jovens para que eles possam se sentir mais confiantes para buscar novos caminhos e mudar a história de suas vidas. “O que queremos sempre é promover a ressocialização dos adolescentes e desenvolver habilidades para que eles possam entrar no mercado de trabalho mais qualificados ou conseguirem exercer algo autônomo”, diz.
João Lucas*, 19 anos, que cumpre medida há quase dois anos, já concluiu o curso de empreendedorismo realizado na unidade e foi um dos jovens que participou, nesta quinta, da amostra dos cursos. João contou que está ansioso para a capacitação em eletricidade automotiva básica. “Poucas pessoas têm a oportunidade de ter conhecimento nessa área e acredito que vai fazer muita diferença para mim lá fora. Quero fazer da minha experiência a mais proveitosa possível para me ajudar a prosseguir nos estudos e ter uma profissão”, contou.
Enxergar outras possibilidades, além das que já conhece. Foi assim que Renato*, 18 anos, definiu sua expectativa com os cursos. “É mais uma porta de aprendizado que se abre para gente. Na maioria das vezes, nos envolvemos com o crime porque não conseguimos ver outros caminhos. Eu espero que as capacitações, como a que tive aqui, possam ser também uma nova vida quando sair”, ressaltou. Renato também já concluiu o curso de empreendedorismo oferecido na unidade.
A ação de profissionalização com os oito novos cursos é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Centro Socioeducativo de Uberlândia, a Prefeitura de Uberlândia, o Ministério Público, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme diretriz do ECA
Facebook
Twitter
Google+
YouTube