Foi reinaugurada na manhã de hoje, 24, a sede das Unidades Integradas de Saúde de Araxá (Unisa). A unidade, localizada no bairro São Geraldo já começa a operar em horário especial, de segunda à sexta-feira das 7h da manhã às 21h, e vai atender toda a cidade com exames clínicos e procedimentos médicos de baixa complexidade.
A sede foi totalmente reformulada e ampliada, o número de consultórios passou de 5 para 11, ela também sofreu alterações nas salas de pequenas cirurgias e foi construída uma central de materiais esterilizáveis, que até então apenas a Unidade de Pronto atendimento dispunha na cidade.
Outros pontos de melhoria foram a central de fisioterapia e o centro de especialidades otológicas, que além da ampliação ainda receberam equipamentos novos para readequação dos procedimentos oferecidos. Também foram construídas e equipadas duas salas de eletrocardiograma e eletroencefalograma, que começam a operar a partir de agora.
Com as ampliações a Unisa passa a ter 32 médicos de várias especialidades atendendo todos os dias de forma escalonada e a capacidade de atendimento subiu para nove mil pacientes por mês. O objetivo é oferecer atendimentos básicos que não sejam urgência e emergência, e assim desafogar a UPA, que hoje, atende quase 500 pessoas por dia.
O prefeito Aracely de Paula não especificou quanto foi investido na reforma, mas garantiu que os recursos vieram da própria prefeitura e dentro da proporção que prevê o percentual de investimento em saúde pública. “Investimento na saúde é aquilo que ela realmente necessita, sem perguntar o preço”, disse o prefeito.
De acordo com o prefeito, a administração investe hoje, cerca de 20% do orçamento total do município em saúde, o que este ano deve dar algo em torno de 100 milhões de reais.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube