ALMG – Crise Climática – Fase 2
Vereadora Fernanda Castelha solicita a construção de Centro de Referência de Assistência Social
Política

Vereadora Fernanda Castelha solicita a construção de Centro de Referência de Assistência Social

Vereadora Fernanda Castelha solicita a construção de Centro de Referência de Assistência Social

Na tarde de terça-feira (24), durante a reunião da Câmara Municipal de Araxá, a vereadora Fernanda Castelha (PSL) fez importante indicação direcionada à Secretaria de Ação e Promoção Social

A parlamentar solicitou que seja verificada a possibilidade de se viabilizar medidas junto ao MDS (Ministério da Defesa Social) para a construção de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) nas proximidades do bairro Pão de Açúcar IV e adjacências.

“Os CRAS, executam importantes serviços de proteção social básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social. Esses equipamentos têm uma função protetiva e atuam em conjunto com outras políticas públicas, disponibilizando serviços de acesso a benefícios como o Bolsa Família e a substituição de renda pelo Benefício de Prestação Continuada para pessoas idosas ou com deficiência, além de oficinas e outros. Araxá possui demanda suficiente de famílias cadastradas e referenciadas para a abertura de um CRAS na localidade”, justificou a vereadora.

CRAS FRANSCISCO DUARTE

Dando sequência na pauta da assistência social, a vereadora Fernanda Castelha solicitou que seja feita, o mais rápido possível, a adaptação para conversão do Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Bom Jesus em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para o referido bairro.

“Na sexta feira, dia 13 de setembro de 2019, a população do bairro Francisco Duarte e adjacências, foi surpreendida com o fechamento do CRAS do bairro Francisco Duarte. O Centro atendia os bairros Francisco Duarte, Salomão Drummond, Tiradentes, Urciano Lemos, Novo horizonte, Santa Maria e Ana Pinto de Almeida”, disse.

“Não foi apresentado por esta municipalidade em nenhum momento, qualquer mudança justificável e compatível com a realidade territorial dos grupos de famílias vulneráveis, nem alterações nos índices socioeconômicos da população, nem a necessidade de revisão territorial e de readaptação de espaços físicos”, questionou a vereadora.

“A atual gestão municipal não se preocupou em realizar nenhum tipo de estudo, pesquisa e/ou diagnóstico relacionado à política de assistência social, nem ao menos realizou ou apresentou estudo para reordenar a rede de Proteção Social Básica”, completou.

“Ao que levantamos, a Prefeitura reordenou para o Bairro Tiradentes, um “substituto” para o CRAS Francisco Duarte, que não pode ser chamado de CRAS, primeiramente por não conter um espaço físico condizente com um serviço tão importante e depois, pela redução significativa da equipe técnica, atividades e outros”, disse.

“Nota-se que o fechamento do CRAS Francisco Duarte é mais uma proposta que vem a somar ao dito “desmonte da proteção social” do município, iniciado pelo descaso com o SOS, passando pelo cessamento de concessão de cestas básicas que perdurou por quase 1 ano, falta de fornecimento de passagens para o migrante, e agora, a redução de acesso a direitos básicos da população, finalizou a vereadora.

CÃO COMUNITÁRIO

“Nos últimos dias, várias pessoas me perguntaram a legalidade de se colocar casinhas em praça pública, após a ideia lançada na Praça Princesa Isabel, na Rua Dona Maroca.

O objetivo da legalização do cão comunitário é proteger o animal de rua que não tem um dono definido, mas é acolhido por uma comunidade, que o alimenta e dá carinho, requisitos para que o animal seja beneficiado pela Lei, que garantirá a vacinação, castração ou esterilização, além de vermífugos e antifúngicos.

A Lei Estadual 21.970 de 2016, reconheceu o cão comunitário, e deu margem aos municípios criarem suas próprias leis com suas peculiaridades. A regulamentação da figura que promove mobilizações em torno da causa animal e é comum em muitas comunidades, também é um alento aqueles que amam os animais, mas não tem condições de acolhê-los, além de ser uma forma eficiente de evitar a reprodução dos animais de rua.

De acordo com a lei, é proibido a eutanásia do cão comunitário, com exceção para os casos autorizados por veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, ou registrado no Conselho Regional de Veterinária.

Precisamos garantir a saúde e o bem-estar de todos os animais, incluindo aqueles que moram na rua. Também temos que pensar em diminuir o número de animais abandonados, e neste sentido esta lei preenche uma lacuna, além de servir de incentivo para que a população se sensibilize e passe a adotar os cães comunitários, cada vez mais”, finalizou a vereadora.

Outras indicações:

. Recapeamento/tapa-buracos em toda extensão da Rua Miguel Nogueira Neto, bairro Leblon;

. Conserto do bueiro existente na esquina da Rua José Veríssimo Camelo, bairro Leblon;

Requerimentos:

. Solicita informações ao Executivo sobre o Programa de Castração;

. Solicita informações ao Executivo sobre a situação e informações sobre os Jogos Estudantis;

. Solicita informações ao Executivo sobre o funcionamento do Araxá Tênis Clube (ATC);

. Solicita informações ao Executivo sobre o Feirão do Povo no Bairro Urciano Lemos.

SESC INSTITUCIONAL
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores comentam Saúde, Trânsito e Infraestrutura de Araxá

Vereadores comentam Saúde, Trânsito e Infraestrutura de Araxá

Portal Araxá 13/11/2024
Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno

Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno

Portal Araxá 02/10/2024
Eleições Municipais 2024: apenas 35,6% dos candidatos são negros ou pardos

Eleições Municipais 2024: apenas 35,6% dos candidatos são negros ou pardos

Portal Araxá 20/09/2024
Robson Magela e Bosco Jr. lançam pré-candidaturas a prefeito e vice

Robson Magela e Bosco Jr. lançam pré-candidaturas a prefeito e vice

Portal Araxá 25/06/2024
Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Portal Araxá 08/05/2024
Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024