INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?

O mundo é digital

INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?
INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR

O grande risco está em temer os riscos, afirma especialista

Com o mundo e, consequentemente, os mercados se transformando numa velocidade nunca antes vista, a palavra inovação tem sido repetida como um mantra em todas as empresas. Será que todas as companhias, entretanto, já se deram conta de qual o papel do “fazer diferente” para o crescimento de um negócio?

O norte-americano Mark W. Johnson, co-autor do livro “Inovação para o crescimento”, explica, em entrevista ao Administradores.com.br, que “as mudanças se dão num ritmo cada vez mais rápido e, portanto, as empresas precisam estar preparadas para se reinventar. As novas tecnologias estão ocupando os espaços de tal modo que uma hora podem se tornar uma ameaça”, caso você não as acompanhe.

“Veja o que está acontecendo com os e-books no mercado de livros. Não se trata simplesmente de criar novos produtos, mas sim de entrar em novos mercados e conquistar novos clientes através de novas práticas”, afirma Johnson.

Riscos

Inovar, no entanto, envolve riscos, certo? Sim, mas Johnson chama atenção justamente para os riscos de não inovar. “As empresas precisam inovar para crescer em outros mercados, em vez de simplesmente sustentarem-se nos nichos já conquistados”, ressalta.

Um exemplo que ele dá é o da IBM, que apostou nos computadores pessoais quando ninguém acreditava que aquilo poderia dar certo. O resultado todos já sabemos: você se imagina sem seu computador?

Ouvir os clientes: eles estabelecem as regras

Hoje, mais do que nunca, os clientes determinam como o mercado deve agir (ou, pelo menos, deixam escapar algumas dicas sobre o que querem). “Você tem que perguntar aos clientes o que eles querem, em vez de ficar simplesmente falando sobre os atributos dos seus produtos. E você tem que entender as respostas de todos os pontos de vista, incluindo suas emoções”, destaca Johnson.

Fonte: Administradores

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

2024: O ano em que a IA deu mais um passo rumo a um futuro 100% autônomo

2024: O ano em que a IA deu mais um passo rumo a um futuro 100% autônomo

Alexsandro Luiz de Assis 18/12/2024
A IA não é mais tendência, é realidade

A IA não é mais tendência, é realidade

Alexsandro Luiz de Assis 25/11/2024
Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você?

Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você?

Alexsandro Luiz de Assis 11/11/2024
Conheça as profissões que mais solicitam conhecimentos em Inteligência Artificial

Conheça as profissões que mais solicitam conhecimentos em Inteligência Artificial

Alexsandro Luiz de Assis 28/10/2024
Tempo de tela de qualidade: como a tecnologia pode ser aliada na educação?

Tempo de tela de qualidade: como a tecnologia pode ser aliada na educação?

Alexsandro Luiz de Assis 25/09/2024
Como a tecnologia de falsificação digital ameaça a integridade Eleitoral

Como a tecnologia de falsificação digital ameaça a integridade Eleitoral

Alexsandro Luiz de Assis 16/07/2024
Educação: inteligência artificial pode prejudicar a  motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 

Educação: inteligência artificial pode prejudicar a motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 

Alexsandro Luiz de Assis 25/06/2024
Empresa cria IA que traduz os textos para a linguagem da geração Z

Empresa cria IA que traduz os textos para a linguagem da geração Z

Alexsandro Luiz de Assis 28/05/2024
IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

Alexsandro Luiz de Assis 15/05/2024
JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

Alexsandro Luiz de Assis 12/04/2024
Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Alexsandro Luiz de Assis 02/04/2024
Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Alexsandro Luiz de Assis 28/03/2024