Foram quatro dias inesquecíveis e especiais. Um congraçamento cultural, de arte, conhecimento, integração e de devoção a São Cristovão. Tudo muito bem equilibrado, ofertado de graça, com segurança, acessibilidade, conforto e reunido em um único espaço agradável, para toda a comunidade, e os motoristas. Assim terminou em grande estilo na tarde do último domingo, dia 23 de julho de 2017, a tradicional Festa dos Motoristas de Araxá; um evento cultural e popular preparado com muito zelo e capricho, pela direção da ADESC – Associação de Apoio ao Motoristas de Araxá, que teve uma programação especial e recheada de atividades culturais e artísticas, voltada para toda a família. Na sua 33º edição, o evento cultural, mais uma vez superou as expectativas da organização e dos festeiros, durante os quatro dias de comemoração ( 20 à 23 de julho).
A festa realizada na sede da ADESC, reuniu milhares de pessoas de Araxá e até de outros Estados, que participaram das diversas atividades e ações culturais, artísticas, recreativas, religiosas, de lazer, entretenimento e integração. A 33º Festa dos Motoristas de Araxá teve a realização através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) – PRONAC 160690 – pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e com o patrocínio da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e da Bem Brasil.
O primeiro dia da Festa (20) começou com uma missa especial celebrada pelo Padre Sérgio Márcio de Oliveira, num momento de reverência e agradecimentos á São Cristovão, o santo padroeiro e protetor dos motoristas. Na abertura também foram premiados os três vencedores do concurso de frase de pára-choque que este ano teve um número recorde de frases inscritas: mais de 600 frases: Davi Rezende Alves, de Araxá com a frase; ‘ A estrada te leva onde você quiser, mas só a prudência te faz chegar!’; em segundo lugar ficou Fernando Rodrigues de Mogim Mirim/SP com a frase, ‘ Dirija com educação, evite colisão, pois a vida não tem peça de reposição!’ e em terceiro lugar ficou, a senhora Vasthi Cassoli de Souza da cidade de Poços de Caldas – MG com a frase, ‘ No trânsito, o seu gesto educado e amistoso é capaz de desarmar um motorista furioso!’ A noite de abertura ainda teve, sorteio de brindes para o público e foi encerrada em grande estilo com os shows artísticos e culturais do Grupo de Dança CDK de Araxá e da dupla de musicistas instrumentais Dara e Débora. No segundo dia do evento cultural (21), o destaque foi a missa no estilo sertanejo com Padre Sérgio que reuniu um grande público. Em seguida aconteceram sorteio de brindes e os shows instrumentais com o Grupo Arachoro e Grupo Tema de Viola ( artístas da terra). A terceira noite da Festa (22), foi especial e recebeu recorde de público.
A missa celebrada por Padre Sérgio foi marcada por agradecimentos e homenagens. Com muito entusiasmo Padre Sérgio, disse que, “ao completar 17 anos seguidos como condutor das celebrações religiosas da Festa dos Motortistas, já me sinto como parte espiritual desse evento popular, que congrega amizade, fé, devoção, família e amor verdadeiro a São Cristovão, o padroeiro desses caminhoeiros que tem um valor muito grande e são responsáveis pelo transporte do progresso desse País.” Realizaram-se mais sorteio de brindes, muita cultura e diversão para o público, sendo o ponto alto da Noite o show do humorista Nerso da Capitinga ( Pedro Bismark) o qual levou os presentes a crises de risos, na noite foi encerrada com o show de música raiz do Grupo Rincão Sertanejo. O último dia do evento cultural, dia 23 de julho, foi com certeza o ápice da 33º Festa dos Motoristas de Araxá.
O domingo dos ‘Motoristas’, foi diferente e começou bem cedo, com alvorada , queima de fogos, café da manhã e a tradicional e alegre carreata com mais de 2 mil veículos entre carros, motos e caminhões, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade. No encerramento do evento, na sede da ADESC ainda aconteceram o almoço, sorteio de brindes, transitolândia, espaço recreativo com brinquedos para as crianças e momento cívico, em seguida o show com Dalila e Heitor, um ponto a ser destacado foi a presença dos internos do Recanto dos Idosos e do Lar Ebenezer que participaram da festa como convidados especiais do evento, para a administradora responsável pelo projeto Simone Maria de Araújo “ao oportunizar transporte gratuito para as entidades e associações, com um espaço reservado a eles, o evento permite a inserção da pessoa de terceira idade na sociedade, oportunizando seu acesso à cultura e a valorização que a arte faz em sua vida”. Quem participou do evento cultural se divertiu e aprovou a festa. Seu Jorge Antônio Copati, motorista aposentado de 78 anos, disse que, “ foi uma maravilha. Esta é a primeira vez que participei e adorei. Um lugar bacana, com gente fina, tudo educado e bem familiar. Deu até vontade de voltar para a estrada de novo!” Dona Maria Célia da Silva Honório de 67 anos, viúva de caminhoneiro, se emocionou na hora da missa do Padre Sérgio. Com lágrimas nos olhos ela disse que, “meu finado marido, José Romão era caminhoneiro.
Ele foi para junto de Deus há 20 anos e se ele tivesse vivo, essa festa seria a maior glória e alegria da vida dele. É por isso que todo ano eu venho aqui orar e relembrar do Zé que era um caminhoeiro de verdade e amava a estrada e a profissão.” O estudante Ronivaldo Alves Coelho de 23 anos veio a primeira vez ao evento cultural e revelou que ficou surpreendido com a organização e a excelente programação da festa; “como é bom ver um evento cultural gratuito, num espaço amplo, seguro, com acessibilidade, onde podemos ter a boa música instrumental, orquestras de viola, grupos de dança, teatro e diversão saudável para todos os públicos.
Parabéns aos organizadores e apoiadores da Festa dos Motoristas de Araxá.” Para a vice-presidente da ADESC e dedicada organizadora da Festa, dona Nilza Franco Osme, “ foi mais uma etapa vencida com muito trabalho e dedicação de todos. Pra gente é muito gratificante realizar esta Festa que cresce a cada ano, mas principalmente por saber que tudo foi feito com muito amor, doação em agradecimento ao nosso protetor e padroeiro São Cristovão.” Já o presidente da ADESC José Magalhães da Silva, disse que “a gente fica muito feliz no encerramento da Festa ao ver que tudo deu certo, não teve nenhum incidente e todo mundo se divertiu, rezou, se confraternizou em família e agradeceu à São Cristovão pelas graças, saúde e pela vida. Ano que vem tem mais se Deus quiser.”
Facebook
Twitter
Google+
YouTube