Ao tomar conhecimento de que a Santa Casa de Misericórdia reivindicou junto à Vale Fertilizantes apoio para concluir o Centro de Quimioterapia, entidades da cidade, parlamentares e prefeituras da região passaram a enviar cartas de reitero à direção da empresa.
Esta mobilização comunitária lembra a participação popular ocorrida no final do ano passado quando foi realizada a campanha Natal de Mãos Unidades na luta contra o Câncer, que obteve êxito acima do esperado. A meta de 800 mil reais foi superada com uma arrecadação de 1,2 milhões.
Este recurso é aplicado, atualmente, na execução de obra civil e montagem de equipamentos do Centro de Quimioterapia que funcionará no segundo andar do prédio anexo. O investimento total no prévio novo, até o momento, chega ao montante de dez milhões de reais; recursos obtidos de doações de várias empresas (somente a CBMM teve participação de R$ 3,2 milhões neste projeto), do governo municipal que investiu R$ 5,6 milhões na construção do prédio anexo, com participação de repasses do Estado e de campanhas comunitárias.
A Vale Fertilizantes, que desde que passou atuar em Araxá e Tapira em sucessão a Bunge Fertilizantes e até o momento ainda não registrou sua participação na Santa Casa, está agora formalmente convidada por todos os segmentos sociais a contribuir com os recursos para instalação do novo Centro de Material Esterilizado (CME) e novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), cujas atuais instalações não atendem integralmente a normas sanitárias e são insuficientes e inadequados para o Centro de Quimioterapia. O orçamento dessas duas instalações somam a 3,3 milhões.
A Mesa Provedora da Santa Casa, as autoridades municipais, bem como as dezenas de entidades que subscreveram o pleito do Centro de Quimioterapia aguardam a manifestação da Vale Fertilizantes.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube