O mundo digital: tendências e vantagens

O mundo é digital

O mundo digital: tendências e vantagens
O mundo digital: tendências e vantagens

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

O mundo digital: tendências e vantagens

O mercado se transformou de maneira absurda desde o surgimento do ambiente digital. A ingressão de negócios, campanhas, vendas e atendimento a este novo ecossistema abriu um potencial gigantesco para expansão, personalização e, acima de tudo, imersão.

O foco do aspecto digital dos negócios é manter o usuário conectado e ciente da sua marca, através da expansão. As redes sociais contribuem muito para esse fator, pois a sua gama de conteúdo é imensa e mantém o interesse de seus visitantes por horas a fio. Assim sendo, eles são expostos diariamente a diferentes tipos de comerciais, propagandas, promoções, etc. Não apenas de forma programada, como uma postagem patrocinada ou oferecimento de ofertas baseado em dados de busca, mas também pelo boca a boca virtual: um amigo pode ver algo que queira compartilhar e espalhar entre seus conhecidos, assim propagando um conteúdo que poderia não ter sido visto por essas pessoas de outra forma.

Conforme se expande, o meio online dos negócios não traz apenas a consciência de que tal produto ou serviço está sendo oferecido, mas também há a possibilidade de adquiri-los diretamente através da internet. Por meio do e-commerce, clientes podem instantaneamente responder à personalização e imersão de anúncios e campanhas com apenas alguns cliques e realizar uma compra, sem demora ou adiamento. Por este motivo, o estabelecimento de uma plataforma online é extremamente importante, pois não apenas facilita a transação para os clientes como também replica e expande um negócio de forma exponencial, sem haver a necessidade imediata de novas localidades e filiais, por exemplo.

A personalização é outro diferencial das plataformas digitais. Através de dados de busca do usuário, páginas e perfis que visita, vídeos que assiste, etc, a ele é sugerido conteúdo que esteja alinhado com esses dados e, por consequência, com suas preferências. Assim, garante-se que haverá uma visualização real do que lhe for oferecido, não apenas uma rápida olhada e descarte de um anúncio ou propaganda, por exemplo.

Finalmente, chegamos à imersão, uma característica chave da presença de negócios e anúncios online. O conteúdo é preparado e elaborado de forma a atrair e manter a atenção dos usuários, seja através de formatos narrativos, interação com o público (através de chats e comentários), campanhas publicitárias que se aproximam do público com expressões e outros conteúdos midiáticos em alta ou combinações destes diversos fatores. O foco é o engajamento na marca, cuja consequência se mostra na participação dos usuários com comentários e compartilhamentos para seu círculo de amizades.

A consequência dessas características é o constante crescimento da participação de públicos com marcas e empresas, facilitando não apenas uma maior constância e facilidade de noticiar novidades, como também possibilitando respostas e feedbacks instantâneos e de fácil visualização. Portanto, as tendências do mundo digital chegaram com muito peso e influência em como se pensar o relacionamento com o cliente e a divulgação de uma marca. É importante que os negócios se adaptem, pois assim se tornarão mais relevantes e eficientes no mercado atual.

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

2024: O ano em que a IA deu mais um passo rumo a um futuro 100% autônomo

2024: O ano em que a IA deu mais um passo rumo a um futuro 100% autônomo

Alexsandro Luiz de Assis 18/12/2024
A IA não é mais tendência, é realidade

A IA não é mais tendência, é realidade

Alexsandro Luiz de Assis 25/11/2024
Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você?

Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você?

Alexsandro Luiz de Assis 11/11/2024
Conheça as profissões que mais solicitam conhecimentos em Inteligência Artificial

Conheça as profissões que mais solicitam conhecimentos em Inteligência Artificial

Alexsandro Luiz de Assis 28/10/2024
Tempo de tela de qualidade: como a tecnologia pode ser aliada na educação?

Tempo de tela de qualidade: como a tecnologia pode ser aliada na educação?

Alexsandro Luiz de Assis 25/09/2024
Como a tecnologia de falsificação digital ameaça a integridade Eleitoral

Como a tecnologia de falsificação digital ameaça a integridade Eleitoral

Alexsandro Luiz de Assis 16/07/2024
Educação: inteligência artificial pode prejudicar a  motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 

Educação: inteligência artificial pode prejudicar a motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 

Alexsandro Luiz de Assis 25/06/2024
Empresa cria IA que traduz os textos para a linguagem da geração Z

Empresa cria IA que traduz os textos para a linguagem da geração Z

Alexsandro Luiz de Assis 28/05/2024
IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

Alexsandro Luiz de Assis 15/05/2024
JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

Alexsandro Luiz de Assis 12/04/2024
Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Alexsandro Luiz de Assis 02/04/2024
Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Alexsandro Luiz de Assis 28/03/2024