O evento on-line e gratuito será realizado de 25 a 27 de agosto
Queijo cabacinha do Jequitinhonha, queijo da Mantiqueira e o requeijão moreno do Norte de Minas são alguns dos queijos artesanais mineiros – feitos com leite cru -, que poderão ser regularizados. O novo decreto aprovado, na última quarta-feira (19/8), pelo Governo Estadual, possibilita a regulamentação da produção e da comercialização dos vários tipos de queijo produzidos em Minas Gerais. Esta importante conquista será um dos assuntos discutidos na 4ª edição do Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. Este ano, o evento, realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, será 100% digital e gratuito. As inscrições já podem ser feitas aqui.
O evento é direcionado para produtores e profissionais do mercado queijeiro. A palestra de abertura será com o chef mineiro Léo Paixão – dono do restaurante Glouton e jurado do programa Mestre do Sabor, da TV Globo -, que irá mostrar a valorização do queijo artesanal como importante ingrediente na gastronomia.
Ainda na programação, debates sobre: estratégias para driblar a crise provocada pelo coronavírus (Covid-19), cuidados com doenças como a tuberculose bovina, perspectivas para os novos hábitos de produção e consumo pós-pandemia, cooperativismo, consórcios intermunicipais e serviços de inspeção municipal, além de discussões sobre o Selo Arte, e o que munda com a regulamentação da lei que inclui a produção dos vários tipos de queijos artesanais produzidos no Estado.
O Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é uma realização do Sebrae Minas, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Novos mercados
Minas Gerais ganhou destaque mundial pela produção de queijo artesanal, produto reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A expectativa é que com esse novo decreto, novos tipos de queijos artesanais produzidos em Minas sejam regularizados e possam adequar suas produções e realizar seus cadastros junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O resultado poderá ser a abertura desses produtos para novos mercados, gerando mais renda, empregos e melhorando a qualidade de vida dos produtores.
IV Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais
Dias 25, 26 e 27 de agosto, das 18h às 21h
Gratuito
Transmissão on-line e gratuita
Inscrições: https://www.hbatools.com.br/iv-seminario-dos-queijos-artesanais-de-minas-gerais__684
Facebook
Twitter
Google+
YouTube