No uso da tribuna da Câmara nesta terça-feira (6), o vereador Raphael Rios comentou sobre a dificuldade enfrentada pelas pessoas que trabalham com a reciclagem nos galpões do Distrito Industrial, que estão interditados por uma ação judicial.
Nos últimos dias, o vereador buscou informações para entender melhor todo problema que envolve a interdição desses galpões. A situação não é simples. Para reabrir os galpões é necessária toda uma engenharia de segurança que demanda tempo e um volume de recursos que aqueles trabalhadores da coleta seletiva não têm.
Raphael se reuniu com representantes do Poder Executivo, Judiciário, Ministério Público e Corpo de Bombeiros. Solicitou ainda apoio à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), pediu informações e orçamentos ao engenheiro que está cuidando do projeto de segurança e manteve contato direito com os associados e cooperados.
“Chegamos à conclusão que o caminho mais coerente para amenizar o problema seria o aluguel de novos espaços, por parte da Prefeitura de Araxá, até que área atual seja readequada. Sem um local digno esses trabalhadores não podem ficar. Sem a prensa, todo material recolhido perdeu valor e a renda desses agentes do meio ambiente caiu drasticamente. Seguiremos cobrando um espaço para abrigar a coleta seletiva, um trabalho indispensável para sustentabilidade do município”, destacou.
Reforma da Escola Municipal de Música realizada depois de relatório de fiscalização
O vereador Raphael Rios destacou também a reforma da Escola Municipal de Música “Maestro Elias Porfírio de Azevedo”. Em maio de 2018, Raphael fiscalizou as condições de funcionamento da escola que apresentavam perigo, e encaminhou relatório à mantenedora Fundação Cultural Calmon Barreto. O documento constava as providências necessárias como reparos na parte elétrica e hidráulica, pintura geral e melhorias principalmente no forro e telhado que eram os itens mais comprometidos.
A reforma foi executada nos últimos seis meses e entregue no dia 24 de setembro. Raphael visitou o local recentemente e destacou imagens de antes e depois da obra ao plenário da Câmara, ressaltando o empenho e dedicação da diretora Cristiane Borges Santos para que essas melhorias fossem conquistadas. O vereador também agradeceu a atenção da presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, e do secretário de Obras, Sebastião Donizete.
Agora funcionários, professores e alunos contam com um espaço revitalizado para as suas atividades.
Demais ações
– Moção de Congratulações e Reconhecimento ao grupo Bendito Parto, que completa um ano de atividades em Araxá com foco no parto humanizado, idealizado pelas obstetras Dra. Ana Paula Guirado, Dra. Daniella Pereira e Dra. Graziella Rios.
– Projeto de Lei de Denominação de Via Pública: Rua Marilda Rosa Afonso, a atual rua Q do loteamento Parque das Mangabeiras V.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube