A Black Friday (sexta-feira negra) é uma mega promoção dos varejistas, que geralmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos. Este ano, a Black Friday Brasil ocorrerá no dia 27 de novembro e traz muita expectativa para o comércio, uma vez que o setor foi duramente afetado pela pandemia do coronavírus.
O evento, originalmente, tem duração de 24h, mas, este ano, para evitar aglomerações, algumas lojas estão antecipando as ofertas e promoções que abrangem desde eletrônicos a companhias aéreas e concessionárias de veículos. A campanha visa renovar os estoques para as vendas de final de ano, sendo uma boa oportunidade para o consumidor adiantar as compras de Natal.
Os descontos podem chegar até a 80% do valor original, mas, infelizmente, muitas empresas se aproveitam do evento para enganar os consumidores. Além da “maquiagem” dos preços, as maiores queixas após as compras do Black Friday são: produtos não entregues, atrasos na entrega, produtos trocados ou danificados ou com vícios de qualidade.
A secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli, lembra que toda informação passada ao consumidor através de publicidade, torna-se obrigação e deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. Belma, completa que os direitos do consumidor valem também na Black Friday e nas compras feitas pela internet, quando o fornecedor estiver estabelecido no Brasil. Como a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até sete dias da data do recebimento da mercadoria. Sendo assim, o Procon Araxá dá algumas dicas para garantir ao consumidor compras mais seguras:
1 – Pesquise preços antes do BF e em vários sites. Pesquise preços pelo menos duas semanas antes da promoção em sites distintos para ter uma boa base de comparação, levando em consideração o que procuram de verdade e não se deixando levar por impulso.
2 – Cadastre-se nos sites das lojas confiáveis que vão participar do Black Friday.
3 – Só compre em sites idôneos. Desconfie de preços muito abaixo do preço médio praticado no mercado. Verifique se o site possui reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone para contato, e-mail, razão social e CNPJ. Verifique, ainda, se aparece um cadeado na barra de endereços que evita o vazamento de dados durante a transação. Entre no site da Receita Federal e confira a se a situação cadastral do e-commerce não aparece como baixada, cancelada ou inativa.
4 – Não clique em e-mail de promoções, mesmo que seja de lojas conhecidas. Prefira acessar as páginas dos fornecedores e buscar pelo produto que você se interessou. Cuidado, também, com as ofertas e vales-presentes recebidos pelas redes socias, SMS, WhatsApp e Instagram (perfis fakes).
5 – Leia o site atentamente. É comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isto, verifique se no site contém informações sobre a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a loja. Fique atento às frases escritas no rodapé da página.
6 – Muito cuidado com boletos fraudados. Todo boleto emitido é registrado pelo banco emissor na Câmara Interbancária de Pagamentos, com dados do beneficiário e do pagador. Portanto, é fundamental se certificar que o nome do beneficiário e o CNPJ estejam no nome da loja ou da processadora de pagamentos utilizada pelo e-commerce.
7 – Guarde toda documentação relacionada com a compra, como e-mails trocados, número do pedido, recibos, notas fiscais, números de protocolos, dentre outros. Esses documentos serão de extrema importância para resolver qualquer problema que surja.
8 – Exija a Nota Fiscal e o Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.
9 – No momento da compra evite os horários de pico (meia-noite, meio-dia e após às 18h). Nesses horários os sites poderão estar congestionados e a conclusão da compra pode não se efetivar.
10 – Planeje-se. Elabore uma lista de desejos e não compre por impulso para não exceder seu orçamento e se endividar.
11 – Denuncie as irregularidades e ofertas falsas.
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