PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PALMILHAS POSTURAIS
A pisada errada pode trazer consequências na oclusão dental?
Em decorrência de uma pisada “errada” possivelmente ocorre uma adaptação do corpo. Inclusive na boca. A pisada errada pode desencadear uma adaptação errada nas tensões dos músculos, dificulta a boa mobilidade e o bom encaixe das articulações. Este posicionamento errado gera sobrecargas desnecessárias. Com o tempo essas sobrecargas podem favorecer um desconforto, dores e até o desgaste prematuro das articulações. Este desgaste é conhecidos como artrose e pode ocorrer em várias regiões. Principalmente na coluna vertebral, joelho e quadril. Mas afeta também a articulação têmporo mandibular. Estas adaptações erradas podem ser mais um fator que dificulta o tratamento ortodôntico. Seria recomendado que o indivíduo que está em tratamento com o cirurgião dentista possa também realizar uma avaliação com o profissional que atua na área da podoposturologia. Uma avaliação podopostural pode contribuir com o tratamento odontológico.
A palmilha sempre corrige a postura?
Tudo depende da avaliação postural que o fisioterapeuta faz. Ele inicia testando uma palmilha. A resposta postural é imediata.
No momento da avaliação o fisioterapeuta tem condições de observar se a palmilha tem alguma possibilidade de auxiliar no tratamento ou na prevenção de problemas.
Quando for o caso o próprio fisioterapeuta poderá encaminhar o paciente a outros profissionais para atuarem em conjunto.
O uso de Palmilhas Posturais pode estar associado a outras formas de tratamento!
É sempre preferível associar outras técnicas de tratamento postural. Por exemplo, uma palmilha postural não faz alongamento ou fortalecimento muscular. Neste caso é recomendável iniciar o tratamento de fisioterapia com RPG, ou GDS, ou Cadeias Musculares, Pilates, Osteopatia, Cinesioterapia clássica. O Tratamento com palmilhas posturais, em boa parte das vezes é complementar.
Pisar errado, hábito ou questão física?
Pisar errado pode ser um hábito e pode ser uma questão física como, por exemplo, uma sequela de fratura de ossos do pé ou uma alteração decorrente de alguma patologia.
Em geral é uma resposta adaptativa do controle da postura do corpo na posição em pé. O sistema nervoso central administra as tensões que cada músculo deve ter. Este controle muscular é necessário para manter o corpo bem equilibrado na posição em pé. O pisar errado pode ser também uma consequência de algum problema na boca como alterações dos dentes. Ou pode ser o uso errado de óculos ou falta de óculos. Quem pode fazer esta avaliação é um fisioterapeuta que atua na área da podoposturologia.
O uso de Palmilhas Posturais é para sempre?
Há necessidade de se fazer um acompanhamento. Por exemplo, no caso de um tratamento ortodôntico, mensalmente o paciente volta para a manutenção. Na podoposturologia o fisioterapeuta recomenda que esta manutenção também ocorra. Na evolução do tratamento o paciente poderá retirar a palmilha postural ou usá-la por vários meses ou anos. No caso da escoliose em crianças e adolescentes, o acompanhamento é semestral. Enquanto houver possibilidade de crescimento o fisioterapeuta , além do tratamento com exercícios específicos, poderá prescrever a palmilha e acompanhar o paciente.
O uso do óculos interfere na postura?
O uso do óculos na maioria das vezes contribui muito com uma boa postura corporal. Em alguns casos o uso de pode trazer até malefícios. O fisioterapeuta pode avaliar esta influencia do óculos na postura. Se for o caso ele pode recomendar a troca do óculos que está sendo utilizado no momento. Inclusive óculos de sol, mesmo que não tenha grau de correção ou lentes de contato podem desencadear uma má postura.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube