10 dicas rápidas para te ajudar na hora de comprar seu tênis de corrida:
DICA #01
Experimente várias marcas, modelos e também tamanhos, porque a numeração varia muito. Considere também o tipo de terreno onde você irá correr, pois um tênis de trilha tem o solado bastante diferente de um tênis de asfalto, por exemplo.
DICA #02
Nem sempre o tênis mais caro é a melhor opção. O preço se torna relativo quando a sua percepção e sua preparação corporal e técnica forem o ponto principal. Existe exemplos de atletas amadores correndo com os tênis mais baratos do mercado, com excelentes resultados, e longe de lesões.
DICA #03
Cuidado para não comprar tênis grande demais, a ponto do pé ficar solto. E nem pequeno demais, a ponto dos dedos se apertarem na frente. É bom deixar uma folga de até 0,5cm, quando o tênis é experimentado na primeira parte do dia, quando o pé não está inchado. Se experimentar o tênis, a noite, quando o pé está mais inchado, deixe justo (nem folgado e nem apertado).
DICA #04
Atenção às costuras dos tênis, pois elas podem gerar atrito e causar bolhas. Você pode minimizar isso com o uso de boas meias específicas para corrida.
DICA #05
Quanto menos peso, mais a sua corrida flui. Portanto, prefira os tênis mais leves, levando em consideração também a estabilidade que mencionamos no início do artigo (nem macio e nem duro demais).
DICA #06
Tenha mais de um tênis. É importante deixar o seu tênis descansar pelo menos de 24 a 48 horas após o uso e, assim, recuperar-se da pressão exercida sobre o solado. Pode parecer um gasto extra, mas significa o contrário: preserva mais o tênis, bem com evita que ele perca sua eficiência.
DICA #07
Como já dito, prefira experimentar tênis no final do dia, com os pés mais inchados. Assim não corre o risco de errar a numeração.
DICA #08
Antes de colocar nos pés, teste a flexibilidade do tênis. Assim você terá uma boa ideia do conforto e maciez/rigidez do mesmo. Quanto mais liberdade de movimento o tênis der para seus pés, melhor
DICA #09
A durabilidade do tênis vai variar de acordo com o uso e a conservação. Lavar à mão, não deixar de molho, evitar sabão que resseque a entressola, secar na posição normal e à sombra são bons cuidados para conservá-los. Não se prenda tanto à quilometragem do tênis, mas sim ao aspecto da estrutura, em especial da sola. Existem tênis que duram só 300 km e outros que duram até 1000 km ou mais!
DICA #10
Encontrou o seu “par perfeito”? Compre logo mais de um par e faça estoque, se puder, pois os fabricantes estão a todo tempo redesenhando os modelos e nem sempre você irá se adaptar à nova edição. Pior ainda quando aquele seu tênis querido sai de linha…
Facebook
Twitter
Google+
YouTube