Espaços e Circuito Liberdade participam com ações diversificadas em formato presencial e virtual
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e o Circuito Liberdade participam da 15ª Primavera de Museus com uma série de atividades, que ocorrem de forma presencial e virtual em museus do estado, equipamentos do complexo cultural e respectivas redes sociais.
Entre os destaques, está a apresentação de um quarteto de cordas formado por musicistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no Museu Mineiro, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O evento será na próxima terça-feira (21/9), às 18h. No repertório, obras de Mozart e Piazzolla.Ingressos gratuitos podem ser retirados no Museu Mineiro e serão distribuídos por ordem de chegada.
Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa promove a oficina de miniaturas sobre o patrimônio material e imaterial de Cordisburgo No só quase lugar, um patrimônio do tamanho do mundo, nos dias 23 e 24/9. Já em Ouro Preto, nos dias 25 e 26/9, haverá a oficina Passos de Guignard – Passeio e oficina de fotografia digital no Circuito Passos de Guignard, promovida pelo Museu Casa Guignard.
Tema
O tema da 15ª Primavera de Museus deste ano é Museus: perdas e recomeços. A leitura feita é de que a primavera é símbolo de recomeço e, na nova estação, a natureza se recupera e se torna florida e verdejante novamente, mostrando que um novo ciclo tem início.
Em 2021, a primavera vem com um significado ainda mais especial. Cerca de um ano e meio após a declaração de pandemia de covid-19 ter sido feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os países começam a apresentar avanço na contenção do coronavírus.
O momento é também de reflexão e serve para avaliar as perdas e os recomeços. É sobre isso que trata a 15ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Confira a programação completa neste link.
Norte de Minas
Em Montes Claros, a programação do Museu Regional do Norte de Minas, localizado na Unimontes, será virtual e começa a partir da próxima segunda-feira (20/9).
O público poderá acompanhar palestras, exposição, encontro literário, apresentação de dança e postagens temáticas nas redes oficiais do MRNM no Facebook e Instagram. Haverá entrega de certificados para os inscritos. Acesse aqui.
Um dos destaques é a exposição virtual Coletivo Encontro, com lançamento na terça-feira (21/9), às 17 horas, que traz ao público obras de 41 artistas, com técnicas e trabalhos autorais de temas diversos.
Ao longo da semana (20 a 24/9), o museu dará sequência à série de posts temáticos sobre os patrimônios das cidades norte-mineiras. A mediação é do pesquisador Jefferson Juneo e da historiadora Karine Dias.
Confira a programação neste link.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube