O vereador Pastor Moacir Santos apresentou na Tribuna da Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui o Programa Agente Jovem Ambiental. A proposta visa implementar uma política pública destinada à inclusão social e ambiental de jovens araxaenses de maior vulnerabilidade social.
O Programa Agente Jovem Ambiental será mais um instrumento de promoção da inclusão social e ambiental de jovens da cidade de Araxá à participação cidadã desse público em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, além do que melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
Poderão participar do programa jovens de ambos os sexos com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos. Fica garantida prioridade para os alunos formandos do Programa Casa do Pequeno Jardineiro. Para viabilizar o desempenho de suas funções, os agentes farão jus a auxílio financeiro mensal.
Segundo Pr. Moacir, o Programa Agente Jovem Ambiental surge como mais uma oportunidade de estimular a participação cidadã de jovens oriundos de famílias carentes em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades e, assim ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda e também oferecendo a um número cada vez maior de pessoas o acesso à educação ambiental.
“A iniciativa proporcionará mais uma política pública de inclusão social em Araxá e representará ainda a possibilidade de uma continuidade das atividades da Casa do Pequeno Jardineiro em um estágio mais avançado. Araxá é uma cidade privilegiada por uma natureza exuberante e uma diversidade muito rica. O município possui importantes áreas de preservação ambiental, ainda mantém viva várias nascentes e também seus parques e jardim podem ser bastante beneficiados com a atuação dos Agentes Ambientais formados no programa”, afirma o vereador.
A Casa do Pequeno Jardineiro oferece capacitação para cerca de 100 adolescente todo ano. Estes formandos terão no Programa Agente Jovem Ambiental a possibilidade de ampliar ainda mais suas experiências, colocando em pratica todo conhecimento que adquiriram ao longo dos 12 meses de curso no Pequeno Jardineiro através da execução dos diversos projetos a serem desenvolvidos como Agente Jovem Ambiental.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube