Robson afirmou que apresentou o projeto porque em determinados casos o deficiente que tem direito ao passe livre não consegue utilizar o transporte coletivo urbano sem a ajuda de um acompanhante. “Fica oneroso para uma família carente pagar a passagem do transporte coletivo para o acompanhante em todas as vezes que o deficiente necessita se deslocar para fazer uma consulta, um exame ou um tratamento médico”, justificou o vereador.
O parlamentar lembrou que a própria lei nº 4.346/2004 já determina que o credenciamento do benefício ao passe livre leva em consideração a condição socioeconômica do beneficiário, que é analisada pela concessionária do sistema de transporte coletivo urbano. “Assim como já é feito no caso da gratuidade para os deficientes, será a concessionária, que aqui em Araxá é a empresa Vera Cruz, que avaliará em quais casos haverá a necessidade do acompanhante para que o mesmo também tenha direito ao passe livre”, explicou Robson.
O projeto de Robson Magela tramitará a partir de agora na Câmara Municipal e será votado em breve pelos vereadores.
Denominação de via pública
Robson também apresentou um Projeto de Lei denominando de Rua Gilberto José Gomes a atual Rua O no Loteamento Parque das Mangabeiras V.
Gilberto atuou como árbitro da Liga Araxaense de Desportos (LAD) e era proprietário de um trailer de hot dog, que durante a semana ficava no Uniaraxá e aos finais de semana em frente ao Estádio Fausto Alvim. Ele faleceu ainda muito jovem, aos 47 anos, no dia 17 de agosto de 2016.
Reajuste das diárias de servidores
Robson Magela apresentou uma indicação solicitando que a Prefeitura de Araxá reajuste os valores das diárias disponibilizadas aos servidores públicos que se deslocam para outras cidades para prestarem serviços ao município.
Robson deu como exemplo os motoristas de ambulância, que recebem R$ 35,00 de diária quando se deslocam para levar um paciente até uma cidade de onde possam retornar no mesmo dia. Se houver a necessidade dos motoristas pernoitarem, eles recebem uma diária de R$ 140,00.
“Esses valores estão bastante defasados, já que foram reajustados pela última vez há mais de 10 anos, e por isto é necessário que a Prefeitura providencie o reajuste”, destacou Robson.
Recapeamento asfáltico
Robson também solicitou que a Prefeitura de Araxá providencie o recapeamento asfáltico da rua Marechal Deodoro, no trecho localizado na área central da cidade, devido ao estado precário em que se encontra o asfalto do local. A situação coloca em risco os condutores que trafegam pelo local e também os pedestres, pois a pedras soltas no asfalto podem atingi-los durante a passagem de um veículo.
O vereador também pediu o recapeamento asfáltico da Rua Silvio Afonso de Almeida, no bairro Armando Santos, que já é reivindicado há algum tempo pelos moradores, que chegaram a tapar os inúmeros buracos existentes na via com terra para diminuírem os transtornos causados.
Outro recapeamento asfáltico solicitado por Robson é o da rua Rita Cassulina dos Anjos, no trecho paralelo à avenida Arafértil, já que a via está bastante danificada. Além disso, os moradores também reclamam que há quatro meses a Prefeitura Municipal não recolhe o lixo nesta via.
Redutor de velocidade
Robson ainda pediu que a Prefeitura providencie a colocação de redutores de velocidade na avenida Sara Véras Matarim, que dá acesso aos bairros Pão de Açúcar 3 e 4, sendo um deles na altura do número 585.
Os moradores dessa avenida solicitaram ao vereador a colocação de redutores de velocidade nesta via devido ao fato dos condutores de veículos não respeitarem o limite de velocidade do local. O excesso de velocidade coloca em risco a vida de transeuntes e condutores de veículos que trafegam por essa via.
Quadra de esportes
Robson enviou uma indicação à Secretaria Municipal de Esportes solicitando que seja restabelecida a iluminação na quadra de esportes localizada na rua Domingos Félix Gondim, no bairro Bela Vista.
Usuários da quadra relataram ao vereador que a iluminação da mesma não está funcionando e por isto eles estão impossibilitados de utilizar o local no período noturno como faziam costumeiramente.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube