Jornalista e historiadora participam de ação que contempla alunos de três escolas de Araxá (MG)
O Brazil Classics Kia Show, um dos mais relevantes encontros do antigomobilismo na América Latina, já começou. É que enquanto o pátio do Grande Hotel do Barreiro, em Araxá (MG), é preparado para o evento, três escolas estaduais da cidade recebem a visita de especialistas em patrimônio para uma conversa sobre cultura, história e carros antigos. “É uma forma de aproximação dos alunos em relação ao evento. A palestra aborda a memória local, o patrimônio material e imaterial de Araxá e sua relação com os automóveis antigos”, ressalta o jornalista e escritor Luiz Humberto França.
Além de Luiz Humberto, a historiadora, pesquisadora, escritora e professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Glaura Teixeira, também participa do momento. “Em Araxá o automóvel chegou antes do trem de ferro, diferente do usual, inclusive na nossa região. Motivos diversos contribuíram para isso. Um deles, a condição de estância hidromineral. Como a estrada de ferro e o transporte de trem demoraram muito para serem instalados, foi preciso viabilizar estradas de automóvel para os visitantes chegarem até aqui. Hoje, Araxá tem um expressivo número de carros. É um lugar apropriado historicamente para sediar o Encontro Nacional de Carros Antigos”, explica.
A ação nas escolas tem como foco alunos do oitavo e nono anos. Além da escola Estadual Maria de Magalhães, visitada nesta segunda (25), também receberão a palestra a Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira (Polivalente) e a Escola Estadual Padre Anacleto Giraldi. “É uma aula diferente, que chama a atenção dos alunos. Importante essa oportunidade que eles têm de aprofundar os conhecimentos sobre a história local e os eventos realizados na cidade”, elogia Laércio Antônio de Paula, diretor da Escola Estadual Maria de Magalhães.
A iniciativa abre as atividades culturais do Brazil Classics Kia Show e é patrocinada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “É importantíssimo termos esse envolvimento das escolas, que os alunos entendam que os carros antigos contam muito da nossa história e da nossa cultura. No mundo todo o automóvel antigo é visto como um bem cultural. No Brasil também já estamos tendo essa visão das próprias autoridades, inclusive quando criaram a placa preta, a isenção de impostos, ou seja, é um bem que se quer preservar porque o carro antigo faz parte da história de vida de muitas pessoas e também conta a história do país”, ressalta o presidente do Veteran Car – MG, Oswaldo Borges da Costa Filho.
Programação cultural
Esta será a segunda vez que o Encontro Nacional de Carros Antigos em Araxá terá uma programação cultural realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além das visitas de especialistas em patrimônio cultural às escolas, durante o Brazil Classics Kia Show haverá uma exposição fotográfica, intervenções cênicas, mostra de dança e peças teatrais. A música, lógico, também não poderia ficar de fora. Haverá uma programação diversificada, com muitos estilos e o melhor da música instrumental local e nacional.
Brazil Classics Kia Show 2022
O Encontro Nacional de Carros Antigos em Araxá – Brazil Classics Kia Show 2022 – é uma realização do Veteran Car – MG, com o patrocínio máster da Kia. Neste ano, o evento volta a encher de charme a cidade mineira de Araxá, de 28 a 31 de julho. Duzentas e cinquenta raridades serão expostas nesta edição, que vai destacar conversíveis que fizeram história e estão no imaginário dos amantes do mundo dos carros antigos. Serão quatro dias com extensa programação que inclui ainda o leilão de automóveis, um desfile de carros antigos com premiação por categorias, uma feira de peças e atividades culturais.
Programação
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (27/07)
9h – Credenciamento e colocação dos automóveis de exposição no pátio.
Quinta-feira (28/07)
8h – Credenciamento e colocação dos automóveis de exposição no pátio.
17h – Abertura oficial do evento com a presença de autoridades e convidados.
Sexta-feira (29/07)
15h – Assembleia da FBVA – Cine Tiradentes do Tauá Grande Hotel.
18h – Leilão de automóveis antigos.
Sábado (30/07)
10h – Passeio / desfile pela cidade de Araxá.
19h – Premiação.
Domingo (31/07)
07h – Início da retirada dos veículos.
Sobre o Veteran Car – MG
Alguns dos mais raros e significativos antigos do Brasil pertencem às coleções do clube mineiro Veteran Car. Além das raridades, o clube foi se tornando, em mais de 40 anos de atuação, uma referência nacional pelo elevado padrão de restauração dos automóveis e por promover o mais importante encontro do gênero, o Brazil Classics Show que acontece em Araxá nos anos pares. Nele, o Veteran de MG organiza o mais antigo e um dos raros leilões de automóveis clássicos do país.
Exibe também seu acervo em exposições e feiras, além de promover ralis de carros históricos e organizar a participação dos sócios em outros encontros de antigos no país. Analisa e certifica a originalidade dos “velhinhos” candidatos à “placa preta”, promove reuniões semanais (formais ou informais) entre seus diretores e sócios e se tornou fator importante no estímulo a novos colecionadores em Minas Gerais.
Sobre a Kia
Fundada na Coreia do Sul em 1944, como fabricante de bicicletas e, depois, de veículos e equipamentos militares, a Kia é uma empresa de soluções de mobilidade que busca inspirar seus clientes por meio do movimento. Com atuação no setor de mobilidade há mais de 75 anos, a Kia está presente em mais de 190 mercados, possui fábricas em dez países, produz mais de três milhões de veículos por ano e conta com mais de 50 mil colaboradores em todo o mundo.
Em movimento de transformação, a Kia lançou em 2021 novos logo e slogan da marca ‘Movement that inspires‘ (Movimento que inspira), que incorporam a confiança e o compromisso da Kia com os clientes, com foco na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos das pessoas e dos mercados locais, colocando o cliente no centro das discussões e ações, para quem as transformações corporativas não se referem mais sobre máquinas e, sim, sobre pessoas.
A Kia tem como objetivo criar produtos inovadores que inspirem as pessoas quando se movem e entregar uma excelente experiência, demonstrando o compromisso com o recurso mais valioso de todos, o tempo.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube