Vinte e cinco apresentações serão realizadas em quinze dias
Faltando seis semanas para a 29ª edição do Encontro SESI de Artes Cênicas em Araxá viemos contar pra você quais atrações fazem parte da programação. Tem circo, teatro, dança, oficinas, música, e a melhor parte: tudo gratuito. “Encontros Plurais” é o tema do festival que acontece de 9 a 25 de junho em vários palcos diferentes da cidade, serão 25 apresentações culturais em quinze dias. Promovido pelo SESI/FIEMG, com patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo, Usina Uberaba o Encontro SESI é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Araxá; apoio cultural: Fundação Cultural Calmon Barreto e Centro Cultural Uniaraxá.
Serão três finais de semana de espetáculos premiados. No primeiro final de semana são as seguintes atrações: ‘O animal na sala’ (Circo e Dança) da Cia Linhas Aéreas (SP), abrindo a grade de apresentações na sexta-feira, dia 9 de junho, às 20h, no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá (Classificação 12 anos). Dança e circo se fundem para contar a relação do homem com o meio em vários momentos da evolução. O centro da cena é uma grande árvore construída com ferro e objetos reutilizados. Cenografia de Renato Bolelli Rebouças, no elenco Ziza Brisola, Patrícia Rizzi e Natália Presser, ex-integrante do Cirque du Soleil.
O primeiro final de semana do festival, que acontece no feriado de Corpus Christi, terá aprendizado para bailarinos. No sábado são quatro atrações. ‘Eu não dançarei sem você’ da Cia Pé na Tábua (SP) às 10h30 no Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel (Classificação Livre) inicia nosso segundo dia de evento. Têm também circo e teatro infantil em ‘Wendy e Peter’, outro viés da Cia Linhas Aéreas (SP), na tarde do dia 10 de junho, às 16h no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá. A classificação é livre para conhecer o que aconteceu anos após Wendy (Ziza Brisola) ter vivido aventuras mágicas na Terra do Nunca, onde conheceu fadas, piratas malvados, feras selvagens, tribos indígenas, os garotos perdidos e o temido crocodilo tictac. Ela cresceu, e já adulta, recebe em seu quarto a visita de Peter Pan (PatríciaRizzi), companheiro de aventuras que já não consegue se lembrar dos momentos que viveram juntos. Mais dança à noite com ‘Atalhos’ da Cia Pé na Tábua (SP), às 19h, no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto (Classificação Livre); o primeiro sábado encerra com o Palco Aberto com artistas da cidade, às 20h, no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto, com classificação Livre.
No domingo, 11 de junho, um novo palco, na Feira Radialista Silmar Borges, no bairro Urciano Lemos, ‘Circo de Doisdo’ (Circo) da Cia Pé de Cana (SP) às 10h e logo após, no mesmo local, apresentação dos artistas locais, às 11h. Retornamos no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto com atração circense, a premiada apresentação ‘As mulheres do sol e o balão’ da Cia Base (SP) será 17 horas. O espetáculo integra dança vertical, circo, e esportes, mostrando bailarinas aéreas superando os limites da gravidade voando num balão a 20 metros de altura. Agraciado com o Prêmio Funarte de Circo, Prêmio Pró Cultura (do Ministério da Cultura), Prêmio Documentário Crônicas da Cidade, PROAC Circo e Fomento ao Circo da cidade de SP. Já foi realizado em diversas cidades com grande sucesso de crítica e público, visto por mais de 500 mil pessoas, sendo uma das principais atrações da premiada Cia Base. Mais artistas da região de Araxá encerram a noite apresentando no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto às 19h.
Mais atrações:
O 29º Encontro SESI de Artes Cênicas apresenta para estudantes dois espetáculos no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá, dia 14/06 o teatro infanto-juvenil ‘Uai Quixote’ (Cia Pé no chão – MG) e no dia seguinte (15/06) duas sessões da peça ‘Histórias que cabem na mala’ (Teatro Infanto-Juvenil) de Luciano Pacchioni/MG. Na sexta-feira tem uma oficina para músicos às 14 horas, a ‘A música e a cena’ de Os Geraldos (SP) será realizada no SESI SENAI Araxá. E também no dia 16/06tem teatro, ‘O Causo de Geraldo’ (Teatro) da Papangu Cultura (MG) ocorre às 19h no Estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto, em seguida, às 20h volta o Palco Local com artistas da cidade no mesmo local. O segundo final de semana será a mais teatro e circo com a peça ‘Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico’ no sábado, 17 de junho, de Os Geraldos (SP). Serão duas sessões, 16h e 20h, no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá. A peça conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão da Bahia, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas do noivado dela, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da música popular brasileira.
No domingo, 18 de junho, os últimos anos da vida de Guimarães Rosa foram transformados na peça ‘Pormenor de Ausência’ que será encenada no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá em sessão única, às 20 horas, com classificação livre. O monólogo traz o ator Giuseppe Oristanio (SP) revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar a Academia Brasileira de Letras.
No último final de semana cultural do Encontro SESI tem duas atrações circenses. No sábado 24/06tem ‘Arruança’ (Circo) do Grupo Rosa dos Ventos (SP) às 10h30 no calçadão da rua Presidente Olegário Maciel; no domingo, dia 25 de junho, é a vez do ‘Fuzurufafa Bafafazuru’ (Circo) com o Grupo Rosa dos Ventos (SP) às 10h na Feira Radialista Silmar Borges no bairro Urciano Lemos; encerrando a programação na Feira Radialista Silmar Borges o Palco Local com variedades dos artistas da cidade acontece.
Inscrições Palco Aberto prorrogadas
Artistas de Araxá e região têm mais alguns dias para participar do edital do Palco Aberto do 29º Encontro SESI de Artes Cênicas. Funciona assim: é preciso que o cadastro seja de pessoa jurídica; podem inscrever para shows de música individuais, shows de bandas em qualquer estilo, teatro, circo ou performance; as inscrições podem ser feitas até dia 7 de maio, domingo. Os interessados no Palco Aberto do festival precisam acessar o edital no site www.sesiculturamg.com.br conferir todas as exigências para o chamamento e encaminhar o e-mail com os itens solicitados para sesiminasuberaba@fiemg.com.br com o seguinte “assunto” para o e-mail: INSCRIÇÃO EDITAL CHAMAMENTO 2023. As apresentações dos artistas da cidade acontecem nas noites de 10, 11 e 16.06 no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto; e nas manhãs de 11 e 26.06 na Feira Radialista Silmar Borges (bairro Urciano Lemos). As apresentações terão classificação livre.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube