VOCÊ TEM RIGIDEZ OU SUAVIDADE COM SUA EQUIPE?
Carlinhos caminhava numa trilha, quando observou um pequeno rio, que começava tímido por entre as pedras. Aos poucos, foi tomando volume e se tornando um rio maior. Mais adiante, o rio se dividiu em dezenas de cachoeiras, num espetáculo de águas cantantes.
Atraído pela música das águas, foi descendo pelas pedras, ao lado de uma das cachoeiras. Descobriu uma gruta, que a natureza criara com caprichosa paciência. Nela havia uma placa:
“Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir.”
Convença alguém com suavidade.
Do contrário, a obrigará!
O poder da transformação está na sinergia das pessoas que se dispõem a mudar. Seja uma grandiosa revolução de políticas públicas ou a simples mudança de um hábito de nossos filhos ou colaboradores, só conseguimos de fato MUDAR se, com palavras e argumentos sustentados, conseguirmos fazer com que a pessoa (ou os grupos envolvidos) se convença de que aquela é a melhor estratégia.
Brigar, gritar, colocar o terror não traz mudanças reais. As pessoas podem até executar daquela forma – por medo ou até conforto (para se livrar daquele peso), mas por dentro, elas continuam pensando que aquilo está errado.👀
Uma criança só vai de fato entender algo se, com doçura, seus pais mostrarem a ela os “porquês” e os “senões” daquilo ter de ser do jeito que eles dizem. Gritar e bater, ameaçar ou castigar podem trazer um resultado imediato. Mas na primeira oportunidade, a criança deixará fluir os seus sentimentos e crenças – e, em especial, a curiosidade – , já que a CULTURA INTERNA da criança não mudou com os gritos raivosos de seus progenitores.
Nas companhias, a mesma coisa. Nunca gostei de ser chamado de CHEFE, apesar de ser líder há quase três décadas. “Chefe” me lembra aqueles caras engravatados, estressados e que os seus “empregados” tem medo! Eu prefiro o caminho da conversa: demonstrar que a minha experiência (como líder ou pela idade…rs) me diz o que deve ser desse ou daquele jeito – sempre deixando as ideias dos demais poderem ser aproveitadas. Daí se ganha RESPEITO.
É disso que um líder precisa para #FazerAcontecer… não de que as pessoas tenham MEDO do “chefe”.
Você tem Chefe ou Líder? Bora compartilhar esse post com ela/e? Marca ela/e aqui e fala que o Zeppa está mandando um abraço!
Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.
#FazerAcontecer é passar numa boa universidade como o MIT.
(Nesse caso, eu só passei NA FRENTE do MIT. kkk)
Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 350 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer
Facebook
Twitter
Google+
YouTube