ALMG – Crise Climática – Fase 2
Artistas locais se apresentam em Palcos Abertos do 29º Encontro SESI em Araxá
Cultura

Artistas locais se apresentam em Palcos Abertos do 29º Encontro SESI em Araxá

Artistas locais se apresentam em Palcos Abertos do 29º Encontro SESI em Araxá

Seleção foi feita através de chamamento e 10 grupos foram contemplados

“Encontros Plurais”, tema do 29º Encontro SESI de Artes Cênicas neste ano, é a frase que descreve a oportunidade ofertada a artistas locais para a cidade de Araxá. Circo, teatro, performance e música, expõem as vertentes culturais contempladas. Proporcionar a pluralidade com ações culturais distintas, em espaços diversificados, levando a Cultura até o povo é a perspectiva do festival em 2023. O estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto, o Teatro CBMM, a Feira Radialista Silmar Borges, Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel e o Teatro Sesi/Senai Araxá são espaços que serão apropriados pela cultura entre 9 e 25 de junho.

O festival é promovido pelo SESI/Fiemg, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo e Usina Uberaba. Apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, apoio cultural da Fundação Cultural Calmon Barreto e Centro Cultural Uniaraxá. Os artistas locais têm vez e voz no Encontro SESI, dez apresentações em cinco datas e dois locais. Quer saber se seu artista preferido estará no Palco Aberto do 29º Encontro SESI? Confira a programação, são duas atrações por dia.

Sábado, 10.06, às 20h no Estacionamento Fundação Calmon Barreto: Teatro – Me deixe ir, preciso andar; Teatro – Memórias do meu chão.

Domingo, 11.06, às 11h na Feira Radialista Silmar Borges: Teatro – Meus queridos galos; Música – Show Canta, Glau Mineira.

Domingo, 11.06, às 20h no Estacionamento Fundação Calmon Barreto: Teatro – Marilu: A história de uma formiga; Teatro – Uma família de longe, longe, muito longe.

Sexta-feira, 16.06, às 20h no Estacionamento da Fundação Calmon Barreto: Performance – PRETUme; Teatro – Retalhos da história.

Domingo, 25.06, às 11h na Feira Radialista Silmar Borges: Circo – Circo dos irmãos gambiarra; Música – Lobos do Alabama.

 

Me deixe ir, Preciso andar – O espetáculo busca o singelo que existe em todos nós para desabrochar no risível do cotidiano invisível. A busca existencial de todos nós sobre “aonde devemos ir? Este é o meu lugar?” É a condução para este palhaço que busca o seu lugar no mundo. O palhaço leva o público a se perguntar sobre encontros e desencontros. Memórias do meu chão – Por acaso já ouviu falar de quem diz como puxa o arado? De quem canta e ensina a tocar o gado, mas também ensina a tocar a vida? Estas são estórias vividas de um tempo distante, quase esquecido. De um lugar onde a poeira é vermelha, onde assombrações e fantasmas ainda perturbam as andanças e o sol afasta o medo.

Divulgação

 Meus queridos galos – Um fazendeiro num dia comum de trabalho está cuidando dos seus animais. Por um momento ele se distrai e os animais fogem. Com a ajuda do público passante ele precisa recuperar esses animais com dinâmicas específicas para cada um. A companhia de teatro Pé no Chão surgiu em 2020, é a união de Luisa Pinti e Rodrigo Chagas. Show canta, Glau Mineira – Há mais de 15 anos trabalhando com a arte cantada, representando e valorizando a música e cultura negra do Brasil e desde 2008 atua em bandas, casas noturnas, bares e diversos eventos com apresentações musicais de MPB, samba, pagode e outrosritmos brasileiros. O repertório emociona, encantae alegra.

Divulgação

 

Marilu: A história de uma formiga – Marilu, assim como as outras formigas, é extremamente trabalhadora e esforçada. Tudo se modifica quando por algum motivo, ela se afasta do grupo de trabalho na coleta de folhas. Após isso embarca em uma jornada assustadora, mas também bonita, descobrindo a si mesma, no acolhimento das limitações. Uma família de longe, muito longe – A mestre de cena, a Mãe, apresenta a mais nova integrante da família a “bonequinha de pano” dando boas vindas no cenário aos palhaços que vem de longe muito longe, para se desafiar em uma competição super engraçada, onde se coloca à prova as habilidades malabarísticas e acrobáticas dos irmãos.

Divulgação

 PRETume – Visualidades, narrativas e musicalidades do ator Emiadê ao lado do percussionista Tarcísio de Oliveira, explora o espaço cênico num espaço-tempo permeando-se pelas grandes navegações e no período da escravidão no Brasil, a ótica do negro sob a sociedade, referências sonoras e corporais das matrizes africanas iorubanas. Retalhos da história – O imaginário popular é a fonte de muitos causos e lendas que ouvimos desde a infância. Estórias que marcam momentos e situações. E que, da mesma forma que elas aparecem na nossa vida, se não forem registradas, podem se perder no tempo e deixar de encantar outras gerações. Causos típicos com raízes no teatro popular.

Divulgação

Circo dos irmãos Gambiarra – Três palhaços são mandados embora do circo e, após um tempo andando, decidem que é a hora de montarem o próprio circo. Investigando suas habilidades, descobrem em suas malas números de mágica, acrobacia e malabares! Respeitável público: o Circo dos Irmãos Gambiarra chegou! Lobos do Alabama – Banda de Indie Rock que, em 2020, começoua compor músicas e traçar metas, afim de lançar o primeiro disco de forma totalmente independente. Tocaram em festivais de Uberaba e região, e em grandes eventos como a Expozebu 2022. Trazem uma essência única na melodia, mostrando que podem fazer a diferença no mercado.

 

 

29º Encontro SESI de Artes Cênicas

9 a 25 de junho de 2023

Palcos Abertos em Araxá/MG

Entrada gratuita

#vemproencontrosesi

CLICK – GIGA+
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Festival Afro Raízes celebra o Dia da Consciência Negra com programação gratuita em Araxá

Festival Afro Raízes celebra o Dia da Consciência Negra com programação gratuita em Araxá

Portal Araxá 20/11/2024
KombiQueijo encerra missão em Belo Horizonte com festa e expectativa pelo título da Unesco

KombiQueijo encerra missão em Belo Horizonte com festa e expectativa pelo título da Unesco

Portal Araxá 18/11/2024
Fundação Cultural Calmon Barreto inicia reforma da Igreja de São Sebastião

Fundação Cultural Calmon Barreto inicia reforma da Igreja de São Sebastião

Portal Araxá 11/11/2024
Governo de Minas e Cemig anunciam cidades contempladas no edital do Natal da Mineiridade 2024

Governo de Minas e Cemig anunciam cidades contempladas no edital do Natal da Mineiridade 2024

Portal Araxá 08/11/2024
Decoração de Natal promete atrair turistas e movimentar comércio local

Decoração de Natal promete atrair turistas e movimentar comércio local

Portal Araxá 06/11/2024
FestNatal 15 anos: livro escrito por crianças fará parte das comemorações

FestNatal 15 anos: livro escrito por crianças fará parte das comemorações

Portal Araxá 29/10/2024