Com mais de 40 anos em atividade, o Grupo Primeiro Ato cria uma linguagem na dança contemporânea brasileira a partir de sua relação íntima com a literatura – seja ela poesia, prosa ou dramaturgia. Demonstrando essa proximidade em todas as suas performances, o grupo é dirigido por sua fundadora, Suely Machado, que traz em seu currículo a presença em diversos festivais literários.
Assim como em edições anteriores, o Primeiro Ato marca presença no 11º Fliaraxá com uma oficina, uma roda de conversa e dois espetáculos. Celebrando mais de quatro décadas em atividade, o grupo reconhece, em sua trajetória, a construção de linguagem e da dramaturgia na dança contemporânea brasileira. Na sexta-feira, 07/07, às 11h, a oficina “40 anos de uma dramaturgia na dança” propõe a transmissão de conhecimento e dos fundamentos da linguagem do grupo, elaborada durante toda sua trajetória, a estudantes, artistas e pessoas que tenham interesse em investigar e tomar intimidade com seu próprio corpo, com o objetivo de descobri-lo como potencial criativo e instrumento de expressão e identidade. A oficina será realizada no auditório 2 do 11º Fliaraxá.
Outro espetáculo é “Tecido na pele”, que será realizado no mesmo dia, às 18h, em espaço aberto. Concebido a partir do contato com o acervo de mais de 40 anos de história e criação da companhia, os bailarinos que integram a peça constroem releituras das coreografias inspiradas na materialidade e na história por trás de cada figurino. A performance evoca a atemporalidade nas criações artísticas e a necessidade de se falar sobre caminhos já percorridos e histórias construídas às novas gerações, emocionar, gerar conhecimento, consciência e contribuir para uma linha evolutiva da nossa arte.
No sábado, às 17h, o Primeiro Ato traz a performance “Passagem” ao redor do Estádio Municipal Fausto Alvim. Essa apresentação convida os espectadores a contemplarem sua própria cidade e seu lugar nela. “Passagem” explora o impacto do olhar no ato de caminhar, tendo as ruas como seu cenário e os bailarinos como intérpretes e co-criadores. O público terá a oportunidade de interagir e participar ativamente da performance. O grupo utiliza as diferentes direções que as ruas proporcionam, como círculos, perpendiculares e horizontais, para criar encontros efêmeros e passageiros, que não perduram no tempo.
Haverá também uma roda de conversa no domingo, 09/07, 11h, no auditório 2. A ocasião contará com a presença de um artista local para refletir sobre o tema “Uma história para contar”. A proposta é criar um espaço de troca, debate e reflexão sobre as várias histórias de construção de artistas em Minas Gerais. O Grupo Primeiro Ato convida a cada encontro, artistas locais e qualquer pessoa que queira participar, com propostas artísticas variadas, para criar um diálogo de diversidades e conexões entre a trajetória do Grupo Primeiro Ato e as histórias de construção artística e cultural de cada cidade.
A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pela plataforma Sympla.
11.º Fliaraxá
Guiado pelo tema “Educação, Literatura e Patrimônio”, o 11.º Fliaraxá em formato figital – ou seja, de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro da cidade mineira; e digital, pelas redes sociais do evento. A estrutura do Fliaraxá inclui uma enorme livraria, três auditórios para debates e apresentações artísticas, espaço para crianças, área de gastronomia e palco para atrações musicais. Além de Kalaf Epalanga, o Festival recebe presencialmente nesta edição mais de 100 autores, como Eliana Alvez Cruz, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Tom Farias, Juliana Monteiro, Lisa Ginzburg e Jamil Chade.
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul / Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.
11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”
Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Facebook
Twitter
Google+
YouTube