Abertura oficial terá a presença de Afonso Borges, presidente do festival, do professor Danilo Miranda e dos curadores Sérgio Abranches e Tom Farias
A partir de amanhã, quarta-feira, dia 5 de julho, até domingo, 9 de julho, a cidade de Araxá recebe escritores de todo o país para participar de debates e lançamentos de livros abertos ao público. É o 11.º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que tem como tema “Educação, Literatura e Patrimônio”. O evento tem sua abertura oficial nesta quarta, às 18h, com corte de fita, seguido de uma conversa entre Afonso Borges, jornalista que criou o festival; Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo; e os escritores e curadores Sérgio Abranches e Tom Farias. O 11º Fliaraxá acontece de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, e também digitalmente, através das redes sociais e Youtube.
A abertura oficial acontece à noite, no entanto, o evento conta com atrações durante todo o dia, na quarta-feira, dia 5. De manhã, a programação Infantojuvenil começa às 8h30, com o sarau do grupo “Deu na Telha e convidados”, mesas com Tino Freitas, Cláudia Miranda, Narlo Santos e Poliana Diniz, entre outros e segue até a parte da tarde, com jogos, contação de histórias e brincadeiras. São esperadas estudantes da escolas de Araxá, que se programaram para estar presente nas atividades, que também são abertas ao público. Na Programação Nacional e Internacional, o destaque vai para a mesa “Muros Invisíveis”, que contará com roda de conversa, apresentação musical, dança e outros, com a presença de Marisa Rufino, Carlos Vinícius Santos, Gabriel Andrade de Paula, Matheus Black, Flavio Victor e mediação de Eugênio Sávio, às 20h.
O 11º Fliaraxá tem como Autoras Homenageadas Eliana Alves Cruz e Líria Porto, que participam de mesas na programação e como Patrono Mário de Andrade, em celebração aos seus 130 anos de nascimento. Alguns dos principais nomes da literatura brasileira e internacional estarão presentes no evento, que contará com atrações infantis, juvenis, Prêmio de Redação, lançamentos de livros, shows e uma feira gastronômica. A estrutura conta com três auditórios, livraria, área de leitura e lazer, num espaço de mais de 2 mil metros quadrados.
Confira, a seguir, a programação completa do 11º Fliaraxá no dia 5 de julho:
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:
Programação infantojuvenil:
8h30 – Sarau com o grupo “Deu na Telha e convidados” (Auditório 2)
9h30 – Tino Freitas – “Palavra também é brinquedo” (Auditório 2)
9h30 – “Jogos teatrais: criação e brincadeiras” – Cláudia Miranda, Narlo Santos e Poliana Diniz. (Auditório 3)
10h30 – “Era uma vez: recortando belas e feras dos contos de fadas” – Ana Claudia Theodoro, Eliana Araújo, Priscilla Borges. Com intervenção musical de Denise Fuzaro. (Auditório 2)
10h30 – “Brincadeira nas margens poéticas: concretizando poemas” – Rosiely Brito e Khal Rens. (Auditório 3)
14h – Sarau com o grupo “Deu na Telha e convidados” (Auditório 2)
15h – Rogério Andrade Barbosa – “Contos Brasil e África” (Auditório 2)
16h – Contação de História – “Modelando Conto de Fadas”. Sabrina Gomes, Christiane Vale, Monalisa Noronha e Maira Soares (Auditório 3)
Programação Nacional e Internacional:
18h – Abertura/Corte da fita
19h – Abertura do evento: Danilo Miranda, Afonso Borges, Sérgio Abranches e Tom Farias (Auditório 1)
20h – “Muros Invisíveis” – Eugênio Sávio, Marisa Rufino, Carlos Vinícius Santos, Gabriel Andrade de Paula, Matheus Black e Flavio Victor (Auditório 1)
Musical:
11h/17h – DJ Lucio Ilian – Brasilidades & Lounge (Palco)
17h/18h30 – Bejazz (Palco)
18h30/20h – DJ Lucio Ilian – Brasilidades & Lounge (Palco)
20h/21h30 – Marco Lobo (Palco)
21h30/23h – Piano Rock (Palco)
PROGRAMAÇÃO ON-LINE
Mário de Andrade, negro, 130 anos – SESC
19h – Oswaldo de Camargo conversa sobre o tema “Quem é este Mário de Andrade. Branco? Negro?”
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul / Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube