PALMILHA PARA O PACIENTE DIABÉTICO
A falta de circulação pode levar a sérios problemas nos pés de indivíduos que apresentam diabetes.
Utilizar palmilhas está indicado para o tratamento de várias patologias dos pés. Mas também podem ser utilizadas como forma de melhorar algumas variáveis da postura corporal humana. Também está indicada como prevenção de problemas nos pés e em outras articulações do corpo. As palmilhas ajudam a proteger os pés dos problemas relacionados à má circulação sanguínea.
Muitos indivíduos diabéticos sofrem de uma alteração denominada de neuropatia. Nesta neuropatia ocorre a alta das taxas de açúcar no sangue e em decorrência desta alteração do metabolismo normal do corpo ocorrem sérios danos aos nervos. A neuropatia diminui a sensibilidade nas regiões afetadas. Pode afetar todo o corpo. Mas ocorrem com maior frequência nos membros inferiores. Principalmente nos pés.
Pés são regiões mais susceptíveis a traumatismos. Pessoas com neuropatias podem facilmente se machucar e não sentir nada. Outro problema sério que acomete o individuo com o diabetes é a demora na cicatrização dos tecidos. Uma pequena ferida nos pés pode se transformar em uma ferida muito difícil de ser tratada. E quando os tecidos de uma ferida não fecham há um grande risco de amputações.
O diabetes é uma das principais causas de amputação. Estima-se que indivíduos diabéticos têm quinze vezes mais chances de terem um membro amputado do que o restante da população. Os problemas relacionados aos pés são um dos principais motivos pelo qual os diabéticos costumam ser internados. Muitos problemas decorrentes da neuropatia podem ser prevenidos. Basta uma observação diária da condição da pele dos pés.
O uso das palmilhas podem aumentar a área de contado do pé, ajudando a redistribuir a sobrecarga e a melhorar o equilíbrio dos pés. Consequentemente, os dispositivos ajudam a proteger essa estrutura das úlceras plantares e suas complicações.
As palmilhas e sapatos são feitos, após uma avaliação dos pés, tornozelos e joelhos. E os benefícios são:
- Eliminação ou redução da dor;
- Prevenção de lesões;
- Aumento do conforto;;
- Mais tempo em pé sem dores;
- Prevenção de progressão de patologias;.
- Melhora do amortecimento de impacto.
Para conseguir fazer que as palmilhas e sapatos se acomodem perfeitamente nos pés, é necessário realizar uma avaliação minuciosa. Serão avaliados o histórico da doença, a sensibilidade (para saber se há neuropatia periférica), as pressões plantares e o formato dos pés. Com os dados fornecidos pelo baropodômetro (BaroSscan), serão confeccionadas as palmilhas ideais para os pés, que alinham e redistribuem as pressões.
Diversos estudos apresentam evidências de que as palmilhas ortopédicas reduzem as pressões e os riscos de úlceras e amputações do que as palmilhas convencionais. Porém, a associação de uma avaliação postural pode melhorar a distribuição das pressões sobre os pés. E se for associados materiais específicos para o pé do diabético na confecção das palmilhas os resultados podem ser melhores.
Quer saber mais?
Venha conhecer o laboratório de avaliação e de confcção de palmilhas no Instituto Move!
INSTITUTO MOVE
Whatsapp: 34 99842-2358
Telefone: 34 3662-2435
Endereço: Av. Pref. Aracely de Paula, 1514, Centro • Araxá
#fisioterapia #araxá #institutomove #movearaxá #palmilhassobmedida #palmilhas #conforto
Facebook
Twitter
Google+
YouTube