TER PÉS CHATOS PODE SER PROBLEMA?
Todo mundo nasce com os pés sem curvatura, os famosos “pés chatos” ou planos. Mas quem permanece com o problema ao longo da vida pode sofrer com dores nos pés, tornozelos e joelhos. Nos casos mais críticos a pessoa pode até ter dificuldades para caminhar. Já parou para analisar como são os seus pés?
Pés Normais, Chatos ou Cavos?
Existem 3 tipos de pés:
O pé normal tem uma leve curvatura conhecida como arco plantar que amortece o impacto que os pés recebem ao caminhar, correr ou saltar, assim explica Luiz Fernando Alves de Castro, fisioterapeuta e diretor clínico do Instituto Move, empresa pioneira e saúde dos pés em Araxá e região.
O pé cavo também tem essa curvatura, mas ela é mais pronunciada. No pé cavo o contato com o chão só ocorre em dois pontos: o calcanhar e a ponta dos pés. Ele também é mas rígido, ou seja, o arco plantar tem menos mobilidade para absorver impacto.
Por fim, existe o pé chato ou plano. Nele, o arco plantar tem só um pouquinho de curva ou quase nada. Como dizem os profissionais, é um arco “desabado”. O pé chato fica todo apoiado no chão. Não tem amortecimento.
Segundo pesquisa realizada com 21.423 pessoas, 14% da população tem pés chatos em algum grau. O pé chato tende a aumentar com a idade, pois é comum haver um “desabamento” do arco do pé com a idade, esse processo é conhecido como pé chato “adquirido”. O aumento do peso corporal também contribui para o surgimento do pé chato “adquirido” tanto para homens, quanto para mulheres.
Problemas comuns em quem tem pé chato
Quem tem pés chatos pode sofrer com dores decorrentes de vários problemas. O mais comum é a Fascite Plantar, como mostra alguns artigos científicos. A falta de amortecimento expõe a fáscia plantar a muito impacto, podendo gerar um processo inflamatório, a Fascite Plantar. E essa situação é agravada quando a pessoa tem sobrepeso, permanece muito tempo em pé ou pratica atividades físicas de impacto: corrida, vôlei, basquete, enfim, esportes onde os pés são mais exigidos.
Pessoas com pés chatos ou muito chatos também podem ter problemas de dor no tornozelo. E a razão é que o pé chato tende a virar para dentro, ocasionando um desalinhamento no corpo que pode causar dores no tornozelo, na canela e no joelho, explica Mateus. Quem tem pé chato pode sofrer com canelite, por exemplo, ou pode desenvolver uma síndrome femoropatelar, trazendo fraqueza e dores nas articulações dos joelhos.
Como saber o se o seu pé é chato
Primeiro, é importante dizer que nem todo mundo que tem pés chatos está condenado a sofrer com dores. Mas se você tem dor nos pés, tornozelos, canelas ou joelhos é interessante procurar saber se a dor tem relação com o seu tipo de pé. Uma forma de avaliar é observando a marca que os seus pés fazem no chão quando você sai do banho. Se a marca que ficar no chão é bem completa, sem espaços vazios é bem provável que o seu pé seja chato. Nesse caso, o mais indicado é procurar orientação profissional. No Instituto Move é possível passar por uma avaliação chamada Baropodometria (BaroSacan) dos pés e saber qual o tipo do seu pé, como é a sua pisada e qual a relação das dores com essas questões anatômicas e biomecânicas.
Pé chato tem jeito?
Existem exercícios e fisioterapia para ativar o músculo do arco plantar melhorando a curvatura ou impedindo que um pé chato se torne “muito chato” e passe a provocar dores e interferir na forma de caminhar.
Palmilhas ortopédicas sob medida também costumam ser indicadas no tratamento do pé chato. Como são feitas de acordo com a necessidade específica de cada pessoa, essa palmilha vai proporcionar apoio ao arco plantar, que ajuda a absorver impacto, reduzindo ou eliminando dores. A palmilha sob medida confeccionada pelo Instituto Move, para pés chatos também pode ter uma elevação lateral para ajudar a alinhar o tornozelo melhorando a postura e prevenindo dores no tornozelo, canelas e joelhos, explica Mateus.
Interessados em fazer uma avaliação dos pés com um especialista podem encontrar pelo whatsapp (34)99842-2358!
Instituto Move – Av.: Prefeito Aracely de Paula, nº1.514; Centro; Araxá-MG
Facebook
Twitter
Google+
YouTube