A manauara marcará presença na Fliaraxá, que ocorre de 19 a 23 de junho, na cidade de Araxá (MG)
A escritora manauara Myriam Scotti (@myriamscotti_), que escreveu o romance vencedor do Prêmio Literário de Manaus de 2020, “Terra Úmida” (Editora Penalux, 156 pág.), marca presença em terras mineiras no mês de junho. A escritora participa de duas mesas literárias do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá, que ocorre de 19 a 23 de junho, na cidade de Araxá.
No dia 20, às 18h, Myriam participa de uma mesa de discussão com a baiana Calila das Mercês, que é poeta, jornalista, pesquisadora e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília, e Sérgio Abranches, sociólogo, cientista político e escritor mineiro. Ela volta a encontrar Sérgio no dia 22, às 17h, em uma roda de conversa com o escritor, roteirista e jornalista gráfico capixaba Estevão Ribeiro. O festival possui entrada gratuita e é aberto ao público.
Sobre a autora
Myriam Scotti nasceu em 1981, em Manaus (AM). É escritora, crítica literária e mestre em Literatura pela PUC-SP. Seu romance “Terra Úmida” traz à tona um momento pouco comentado da história brasileira: a imigração de judeus para a Amazônia durante o ciclo da borracha (entre os séculos 19 e 20). Partindo deste cenário inusitado, se desenrola uma trama complexa, que perpassa temas como imigração, relações familiares e o feminino.
Em 2021, seu romance juvenil “Quem chamarei de lar?” (editora Pantograf) foi aprovado no PNLD literário e escolhido pelo edital Biblioteca de São Paulo. Em 2023, lançou o livro de poemas “Receita para explodir bolos” (editora Patuá). Foi finalista do prêmio Pena de Ouro 2021 na categoria Conto. No ano passado, ficou em segundo lugar na categoria conto do prêmio Off Flip
Atualmente, Myriam está escrevendo dois projetos de romance, um deles contemporâneo e, o outro, com temática histórica.
com.tato – curadoria de comunicação
Jornalistas responsáveis: Karoline Lopes e Marcela Güther
Contato para atendimento: marcela@comtato.co ou (47) 9.9712-5394
Facebook
Twitter
Google+
YouTube