Parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio do programa Vuei, e o Movimento Empresa Júnior (MEJ) fortalece ações de empreendedorismo nas universidades mineiras
Com o objetivo de aproximar a universidade do mercado e incentivar o empreendedorismo universitário, o programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), trabalha em conjunto com o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e já vem colhendo resultados.
O Encontro do Movimento Empresa Júnior (Emej), sediado em Lavras, em julho, promoveu palestras, workshops e dinâmicas, conectando estudantes e parceiros no intuito de capacitar e inspirar jovens sobre a importância do empreendedorismo.
A ação também visa impulsionar conexões para fortalecer o ecossistema econômico com soluções colaborativas e inovadoras.
Organizado pela Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg), com apoio do Governo de Minas, o Emej contou com a participação de lideranças e equipes da Sede-MG.
Participaram o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes. A comitiva apresentou o impacto do Vuei e de outras iniciativas do Governo do Estado para as instituições de ensino superior de Minas.
Vuei
Focado na ampliação do ecossistema de empreendedorismo e inovação nas instituições de ensino superior do estado, o Vuei também busca criar oportunidades para estudantes no mercado de trabalho.
Na segunda edição, o programa do Governo de Minas impactou mais de 96 mil pessoas no estado.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) soma forças ao programa promovendo o incentivo ao empreendedorismo por meio do engajamento de estudantes universitários com o mercado e formando lideranças comprometidas em aprimorar e fortalecer a economia dos estados com projetos inovadores.
“Minas Gerais tem um imenso potencial para a inovação, e abrir oportunidades para que jovens e estudantes possam desenvolver novas ideias e se engajar em iniciativas inovadoras é um dos objetivos do Governo de Minas.”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Experiência
Estudante da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Sete Lagoas, Milenna Esteves fez parte do Time Vuei da instituição e foi bolsista da segunda edição do programa.
Por meio do Vuei, a aluna iniciou a atuação em uma empresa júnior, colaborando para a criação de um hub de inovação, o Uai Hub, fundado pela Liga Empreendedora no campus para fomentar a trajetória de jovens universitários empreendedores.
“Foram essas experiências conjuntas que me deram a oportunidade de conhecer o ecossistema local de empreendedorismo e propor ações com empresas e prefeituras”, afirma Milenna.
Orientados por professores e pós-juniores (ex-membros do MEJ), os empresários juniores atuam oferecendo serviços profissionais a clientes reais e alimentam o ecossistema de empreendedorismo e inovação.
No país, há mais de 32 mil empresários juniores em cerca de 400 universidades, resultando no faturamento de mais de R$ 87 milhões.
“Nosso objetivo é abrir caminho para que os mineiros possam empreender, realizar projetos e desenvolver seus negócios no estado. É extremamente gratificante ver que essa visão está se concretizando e engajando o público universitário”, frisa o secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo.
Benefícios para todos
Outro estudante impactado pelas ações conjuntas é Pedro Henrique Guimarães, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Ele participou do Vuei como bolsista e também compõe o movimento de empreendedores juniores.
“O Vuei possibilitou ao nosso time muitas oportunidades, entre elas, o hackathon organizado pela Nasa, o ‘Nasa Space Apps Challenge’. Nossa equipe chegou à etapa internacional”, ressalta o estudante ao falar sobre a oportunidade que oferece desafios apresentados pela empresa norte-americana para que soluções possam ser desenvolvidas pelos participantes.
Bolsa internacional
“Além de termos conseguido uma bolsa para os Estados Unidos pela Nasa, também conseguimos que os estudantes e pessoas do ecossistema local tivessem contato com o empreendedorismo”, completa Pedro Henrique.
O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes, ressalta a relevância do Vuei para o engajamento e a inserção dos estudantes universitários no mercado empreendedor.
“A universidade é uma oportunidade de ampliar horizontes. Aliar esse momento com a experiência de conhecer e experimentar o empreendedorismo e a inovação, ainda no ambiente acadêmico, é um propulsor para novas oportunidades”.
“A parceria do Vuei com o MEJ é muito importante para impulsionar cada vez mais as empresas juniores mineiras e a criação de projetos inovadores”, destaca o presidente-executivo da Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), Breno Xavier.
Ele lembra ainda que essa conexão possibilita a autonomia e protagonismo dos jovens empreendedores.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube