Prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a vencer nesta quarta-feira (10) e já é uma preocupação do motorista brasileiro. Os vencimentos seguem tabela previamente divulgada, que tem como base as placas dos veículos, e o imposto pode ser pago em cota única, com desconto, ou em parcelamento. A despesa fixa em todo início de ano ainda pega alguns contribuintes de surpresa.
De acordo com especialista financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, o planejamento é a melhor opção para escapar de um endividamento complicado. Esse planejamento é um dos princípios básicos da educação financeira, ou seja, primeiro se poupa, depois se gasta. Contudo, infelizmente, a maioria das pessoas espera que chegue a conta para então ver como fará para honrar o compromisso.
Falando especificamente do IPVA, uma dúvida muito comum é em relação à condição de pagamento: à vista ou a prazo? Mas, antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda opção, já se sabe que não conseguirá realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento.
Lembrando que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados.
Agora, caso a situação financeira esteja mais confortável, sendo investidor, a recomendação é para que o pagamento seja feito à vista, que garantem descontos na faixa de 3% no IPVA, em média. Mas é importante ficar atento aos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. De que adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras?
Isso leva a outro importante aspecto da educação financeira: ter reserva financeira. Isso evita problemas como esse e nos deixa mais seguros, em caso de imprevistos. Enfim, com planejamento, é possível terminar e começar o ano com segurança de uma vida financeira saudável e muitas realizações.
Condições de pagamento. O imposto é pago via banco e, para tanto, podem ser usados canais de atendimento como guichê, caixa de autoatendimento e internet. Para a emissão da guia, é preciso ter em mãos o Renavam. A emissão das guias de recolhimento pode ser feita clicando aqui.
Confira a tabela de vencimentos:
Facebook
Twitter
Google+
YouTube