São oferecidas aulas de estrutura de gesso e alvenaria. Curso é pioneiro em MG; cerca de 70 detentos participam das aulas.
A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) em Araxá está oferecendo oportunidades de qualificação profissional para recuperandos. Há oportunidades de cursos de estrutura de gesso e alvenaria. De acordo com a coordenação da APAC, cerca de 70 recuperandos participam das atividades. Um café com empresários da cidade será realizado nesta quinta-feira (23) com empresas para firmar parcerias para a contratação de detentos.
Segundo o instrutor das aulas, Richarley Correa Collen, o conteúdo do curso inclui práticas que podem ser essenciais na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Esses conhecimentos oferecidos possibilitam uma formação profissional para os detentos. É uma oportunidade para que eles consigam uma vaga no mercado de trabalho, além de reintegrá-los à sociedade”, contou.
O recuperando Lucas Soares de Souza fez o curso de estrutura de gesso e contou à equipe do MGTV que a oportunidade é muito importante para a ressocialização. “Quando a gente sair poderá ter mais chances de trabalho e viver uma vida nova”, disse.
Conforme a presidente da APAC de Araxá, Edna Castro, existe expectativa para mais um curso de capacitação profissional. “É preciso que a comunidade, os empresários deem retorno e contratem a mão-de-obra destas pessoas que fizeram a capacitação, para que outros cursos possam ser oferecidos”, relatou.
Para o juiz da vara de execuções penais, Renato Zupo, a iniciativa colabora para a ressocialização dos recuperandos. “Por meio destes cursos os recuperandos terão um retorno muito mais seguro e rápido ao mercado de trabalho e à reintegração social”, disse.
O treinamento é pioneiro no estado e está recebendo presos de outras cidades. O recuperando Istamiro Santos Batista conta que veio da APAC da cidade de Timóteo para aproveitar as oportunidades. “O desemprego está muito alto lá fora e, com esse treinamento, teremos mais chance de viver uma vida digna novamente”, contou.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube