Serão selecionados os cinco melhores queijos
Quinze produtores vão participar da etapa classificatória do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que será realizada em Araxá, no Alto Paranaíba. O evento acontece na tarde de 13 de abril, a partir das 15h, e faz parte da programação da 44ª EXPOARAXÁ. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Prefeitura de Araxá.
Os participantes têm as queijarias cadastradas no IMA. Os queijos serão avaliados de acordo com os critérios: apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. A comissão julgadora será composta por cinco membros. Serão selecionados os cinco melhores queijos para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que acontece no próximo dia 2 de junho, em São Roque de Minas, Centro Oeste mineiro.
“Essa etapa é importante para divulgar o produto junto a sociedade, uma vez que ocorre dentro de um dos maiores eventos de Araxá. A visibilidade é grande. Além disso, haverá divulgação em todos os tipos de mídia, o que vai valorizar o produto e o produtor”, diz a extensionista da Emater-MG, Silvia de Lima Passos.
A região identificada como produtora de Queijo Minas Artesanal Araxá é formada por 11 municípios: Araxá, Campos Altos, Conquista, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Tapira e Uberaba. Ao todo são 24 produtores cadastrados no IMA e a produção mensal é de 15 toneladas. A Emater-MG oferece suporte técnico a todos os produtores de Queijo Minas Artesanal da região, visando principalmente garantir a qualidade e segurança alimentar do produto, além da melhoria de renda e qualidade de vida dos produtores.
O Queijo Minas Artesanal é fabricado em sete microrregiões mineiras, caracterizadas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo mineiro. O reconhecimento das regiões é respaldado por estudos que avaliam o processo de fabricação e as características peculiares do local de origem, como a história, a economia, a cultura e o clima, entre outros.
De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão estadual credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente há 268 produtores mineiros cadastrados, aptos para a produção de Queijo Minas Artesanal e habilitados para vender dentro do território mineiro.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube