O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a conquista de uma vaga de emprego tem se tornado ainda mais difícil. Preocupado em oferecer melhores oportunidades para jovens que buscam o primeiro emprego o Instituto Apreender está promovendo o projeto Primeira Chance que visa proporcionar estágio, trabalho e renda para adolescentes. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Ação e Promoção Social e é financiado com recursos do Fundo da Criança e Adolescente de Araxá coordenado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescência.
O Primeira Chance é destinado a jovens na faixa etária entre 16 e 18 anos, estudantes do ensino médio das escolas públicas de Araxá e ou participantes ativos atuantes na sociedade, os quais já possuem algum vínculo com os Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), coordenados pela Secretaria de Ação e Promoção Social.
Um total de 100 alunos serão selecionados integrando a qualificação e 60 deles passarão 4 meses como estagiários em empresas ou entidades sociais. Os outros 400 alunos irão receber formação específica nas áreas de Gastronomia, Turismo, Moda e Desing, Estética e Beleza, Educação, dentre outras, com capacitação para se tornarem Micro Empreendedores Individuais (MEI’s).
O projeto é baseado no empreendedorismo, inovação e preparação para os desafios que o ingresso no primeiro emprego requer nos dias atuais. As inscrições estão abertas e os interessados em participar do Primeira Chance devem procurar o CRAS ou Núcleo de Convivência. A previsão de início das atividades é na última semana deste mês de julho.
O fundador e presidente do Instituto Apreender, Wellington Alves Martins, explica que o projeto Primeira Chance, tem como objetivo principal a promoção do trabalho pela educação profissionalizante, visando contribuir para a inclusão do jovem em situação de vulnerabilidade social e pessoal, no mundo do trabalho. “A seleção valorizará a participação ativa dos adolescentes em movimentos sociais e o desempenho e frequência escolar. A qualificação se dará através da realização de cursos de alto nível que promovam a formação de profissionais para o mundo do trabalho e para a vida”, afirma Wellington.
Segundo ele, neste projeto será dado oportunidades de ingresso das mais variadas formas no mundo do trabalho visando principalmente priorizar aqueles que são pais e mães na adolescência e precisam apoiar suas famílias partindo de uma qualificação profissional. “Ao final, todos os participantes terão seus currículos postados em um site específico para facilitar o encontro de vagas e oportunidades de prestação de serviços, além de participarem de Feirões de Emprego, Trabalho e Renda”, conclui.
O Instituto Apreender de Tecnologia, Educação, Empreendedorismo, Saúde e Ação Social foi criado em 2002 e alcançou vasta experiência em programas de preparo e ingresso de jovens no mundo do trabalho. São mais de 1000 jovens qualificados, dos quais 70% ingressaram no primeiro emprego após passarem pelo projeto entre os anos de 2002 a 2007. O Instituto Apreender está localizado na rua Luiz Colombo, 139, Centro, fone (34) 3662-2389.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube