LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais; conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.
Para se comunicar utilizando a Língua Brasileira de Sinais, além de conhecer os sinais, é preciso também conhecer as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta.
Muitos são os detalhes que envolvem essa forma de se comunicar; tornando a LIBRAS uma linguagem rica e interessante. Vale destacar também a importância que ela possui no processo de inclusão e acessibilidade das pessoas surdas. O conhecimento da Língua de Sinais por pessoas ouvintes é de suma importância, pois possibilita a comunicação assertiva com pessoas surdas.
Ciente dessa importância nas relações interpessoais e no convívio no ambiente de trabalho, o setor de Recursos Humanos, juntamente com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UNIARAXÁ, e com o auxílio da colaboradora Ana Cristina Neves, está realizando nesta semana uma Oficina de LIBRAS com colaboradores da Instituição.
O intuito é construir conhecimentos referentes à Língua de Sinais com os participantes; principalmente com aqueles que possuem atividades voltadas ao atendimento de Estudantes e Comunidade Externa. Desta forma, no final da Oficina, todos estarão mais preparados para se comunicar através de LIBRAS, caso seja necessário; possibilitando, inclusive, o convívio mais assertivo com colaboradores da IES que utilizam a linguagem.
Em anexo encontra-se o material utilizado durante a oficina, para que todos possam conhecer mais sobre a LIBRAS; e claro, treinar e se comunicar melhor através da linguagem.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube