O parlamentar propõe que seja realizada em âmbito municipal, no mês de outubro, uma semana de ações voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, no mundo inteiro, devido a sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos. Além de mexer com a parte biológica, a doença também afeta de forma intensa a auto-estima.
O projeto de lei prevê a participação integrada dos setores público, privado e entidades do terceiro setor para a realização de campanhas institucionais com informações sobre o que são o câncer de mama e do colo do útero, seus fatores de risco, exames preventivos e tratamento; além de palestras, oficinas de terapia ocupacional para mastectomizadas, campanhas de doação de lenços, perucas e iluminação rosa no prédio do Legislativo.
Os objetivos da semana municipal visam conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar o câncer em sua fase inicial; disseminar informações sobre os fatores de risco, sintomas, exames preventivos e tratamento e controle da doença; desmistificar conceitos em relação à doença e desenvolver atividades educativas junto à população.
Em justificativa, Luiz Carlos lembrou que a OMS – Organização Mundial de Saúde – rotula esta enfermidade como prevenível e curável, na fase pré-invasora, ou seja, quando detectada no início. O câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.
O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A estimativa de novos casos de câncer do colo do útero para 2018 é de 16.370 e do câncer de mama chega a 59.700 novos casos.
O projeto de lei segue para análise da Comissão de Finança, Justiça e Legislação e Redação Final e da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube