Um questionamento muito comum nos consultórios de Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares hoje em dia
O bruxismo é considerado um distúrbio do sono, apesar de que em vigília pode haver o apertamento dentário associado. É de origem multifatorial e de tratamento interdisciplinar.
Ao contrário do que se imagina o uso de uma placa confeccionada pelo dentista nem sempre é necessário, a não ser que envolva perda de estrutura dentária (desgaste em esmalte), dor nas articulações e músculos da mastigação (Distúrbios temporo mandibulares).
Resumidamente são vários fatores que podem desencadear o bruxismo: problemas de origem respiratória ( Renites , sinusites, alergias ), refluxo gastroesofágico , hiperatividade , sobrecarga de responsabilidades e atividades a cumprir , uso de medicamentos controlados ,qualidade de sono ruim ( higiene do sono ),fatores emocionais ( ansiedade ,stress, perfeccionismo, medo ) , uso de bebidas com cafeína ( má alimentação ), má postura …
Os últimos estudos tem mostrado que o Bruxismo tem controle, mas não necessariamente um tratamento. Cabe ao odontopediatra fazer uma boa avaliação e um exame clínico detalhado para saber orientar os pais se há necessidade de intervenção odontológica e /ou de encaminhamento a outros profissionais que possam ajudar (otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neuropediatras, psicólogos, terapias alternativas).
O bruxismo tem sido um tema de grande investigação no meio científico e ao contrário do que se imaginou por muito tempo não é completamente um vilão mas um mecanismo fisiológico de proteção e alerta. Orientar no estímulo de uma infância saudável é papel também dos profissionais que atendem o público infantil.
Paula Regina Ávila.
Doutoranda em odontopediatria FORP/USP
Professora em Odontopediatria ABO- Uberlândia/ Funorte –Uberaba
Coordenação de cursos em educação continuada Odontopediatria / OFM/ DTM
Odontopediatra /Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Ortodontia
Clínica NEO ODONTO
Facebook
Twitter
Google+
YouTube