O primeiro contato do bebê com o odontopediatra deve acontecer antes mesmo do nascimento dos seus dentes. Na consulta examinamos a cavidade oral e sequência de erupção dentária, com orientações sobre amamentação, presença de hábitos (sucção digital e chupetas), higiene bucal, uso do flúor, importância dos dentes de leite ,alimentação (consistência e mastigação) ,oclusão e crescimento facial, doença cárie e outras doenças bucais.
O ambiente odontológico deve se tornar familiar o mais cedo possível, tornando assim o paciente mais colaborador e evitando que o primeiro contato aconteça por presença de traumatismo dentário ou queixa dolorosa, o que torna o tratamento mais difícil.
O creme dental fluoretado é o mais indicado, a quantidade que deve ser dosada de acordo com a idade da criança. No caso dos pequeninos o equivalente a um grão de arroz cru. O odontopediatra pode orientar cada paciente de acordo com sua necessidade de prescrição em relação às aplicações de flúor profissionais que também auxiliam na prevenção eficaz contra a doença cárie.
Nossa alimentação é essencialmente cariogênica, quanto mais pudermos adiar o contato da criança com o açúcar menos palatividade ela terá pelo sabor ,o que traz um benefício não só para os dentes mas para a saúde em geral.
Cada paciente é único e merece atendimento individualizado, o que também determinará a periodocidade de retorno às consultas .
A doença cárie é determinada também pelo estilo de vida da família, assim hábitos de boa higiene ,alimentação saudável e acompanhamento regular profissional determinam o sucesso e a parceria no trabalho preventivo do odontopediatra. O sucesso do tratamento acontece também na rotina familiar.
A presença de hábitos na primeira infância associadas ao padrão de crescimento facial e problemas respiratórios podem determinar intercorrências no crescimento da face e aparecimento de má oclusões ,o que poderia ser evitado com orientações preventivas e intervenções oportunas durante o desenvolvimento da criança.Orientados os pais podem fazer muito pela saúde de seus bebês .
Paula Regina Ávila.
Doutoranda em Odontopediatria FORP/USP
Professora em Odontopediatria ABO- Uberlândia/ Funorte –Uberaba
Coordenação de cursos em educação continuada Odontopediatria / OFM/ DTM
Odontopediatra /Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Ortodontia
Clínica NEO ODONTO
Facebook
Twitter
Google+
YouTube