Araxá inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças com comorbidades ou deficiência permanente nesta quarta em três Unidades de Saúde, das 17h às 21h
A Prefeitura de Araxá inicia a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, nesta quarta-feira (19). A aplicação acontece por ordem de chegada em três Unidades de Saúde: Unicentro, Unioeste e Uninordeste, das 17h às 21h.
O município recebeu na última segunda-feira (17) um lote com 520 doses pediátricas para serem administradas nesta 1ª etapa. A convocação das próximas fases será de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassadas pelo Governo de Minas Gerais ao município.
O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a vacinação de toda a população contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate ao coronavírus.
Lista de comorbidades
Nesta fase inicial da Campanha de Imunização, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes comorbidades:
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensa
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita no adulto
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de down
– Cirrose hepática
Documentos necessários
No momento da vacinação é necessária a apresentação da cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão do SUS (se tiver). Deverá ser apresentado também um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.
O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.
Pais ou responsáveis
Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível no link “Protocolos Covid-19” > “Termo de Autorização de Acompanhante – Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial ( www.araxa.mg.gov.br ).
Link direto – ( https://municipiovirtual.com.br/araxa/dados/site_protocolo_covid/3/arquivo/termo-de-autorizacao-de-acompanhante-vacinacao-infantil-contra-a-covid.pdf ).
Facebook
Twitter
Google+
YouTube