Formação Técnica em Administração com ênfase em empreendedorismo, essa é a oportunidade para 72 jovens de 16 a 30 anos alunos de escolas públicas. A aula inaugural do programa foi realizada na noite desta terça-feira (23) no Senai. A vinda do curso para Araxá é fruto de uma indicação do vereador Raphael Rios atendida pela Prefeitura.
“Levar educação empreendedora aos jovens de Araxá de forma gratuita é um grande avanço. O NEJ já colhe frutos em várias partes do Estado e Araxá é a primeira cidade do Alto Paranaíba a ofertar o projeto. Tenho certeza que essa ação vai transformar a vida e o futuro dos alunos”, afirma Raphael.
Desenvolvido pelo Senai Minas com a metodologia da Escola do Sebrae – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), durante aproximadamente ano os estudantes receberão formação técnica em Administração, totalmente gratuita, por meio de uma metodologia inovadora que alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão.
Bruno Ribeiro, de 26 anos, tinha deixado os estudos, ele não via oportunidades no mercado de trabalho. Com a oferta de um curso técnico gratuito, com elevado nível de qualidade, despertou o interesse pela volta aos estudos. “Quando eu decidi parar de estudar foi porque não via chances no mercado e nem dinheiro pra fazer um bom curso”, lembra.
Ele revela que alguns de seus amigos também decidiram voltar a estudar, graças a essa oportunidade de aprender e se destacar com um currículo mais qualificado.
Lucas Oliveira foi aluno do NEJ em Nova Lima e participou da aula inaugural em Araxá. Ele deu seu depoimento sobre a importância do curso em sua vida. “Um curso envolvente e prático que traz várias habilidades que devemos ter no mercado de trabalho, como contabilidade, direito e liderança.” Ele tem duas empresas graças ao aprendizado durante o curso. “Já prestei serviço para várias empresas grandes como Seara, Hotmart e algumas prefeituras. Hoje tenho uma carreira consolidada e muito disso é graças ao NEJ.”
O gerente do Senai Araxá, Jefferson de Campos Cordeiro afirma que a grandiosidade do projeto é a oportunidade de os alunos vivenciarem a realidade das empresas. “Tem a tutoria, quando eles vão pra dentro de uma empresa e vivenciam juntos o projeto de gestão.” Ele destaca o público alvo do curso, que são alunos de escolas públicas que não teriam condições de arcar com o curso do nível que está sendo ofertado gratuitamente. “Esse projeto é ímpar e vai trazer grande desenvolvimento para quem precisa e não tem oportunidade financeira de custear um ensino dessa qualidade.”
O prefeito Robson Magela destacou em seu pronunciamento que essa é uma grande oportunidade aos jovens. “Saibam que vocês têm um futuro brilhante e, com o apoio do NEJ, com certeza o aprendizado vai somar positivamente na vida de vocês.”
O analista do Sebrae, Alessandro Souza afirma que a expectativa é que os jovens saiam totalmente diferentes de como começaram, principalmente em termos de comportamento. “Enxergar que realizações são possíveis, desde que façam a sua parte, se planejando e organizando.”
Facebook
Twitter
Google+
YouTube