No dia 29 de agosto de 2019, por volta das 15 horas, compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, uma vítima de 63 anos relatando que por volta de 12h30min recebeu uma ligação de um indivíduo afirmando ser funcionário de uma agência bancária e informando que havia uma transação indevida no seu cartão de débito em uma loja na cidade de Uberlândia/MG. O suposto funcionário afirmou que seu cartão havia sido clonado e, portanto, deveria fazer uma carta de próprio punho, cortar o cartão ao meio e lhe enviar a parte com o chip dentro de um envelope, ressaltando que um motoqueiro iria pegar o referido envelope dentro 15 minutos. Segundo a vítima, realmente um motoqueiro moreno claro, estatura baixa, trajando roupa preta e capacete compareceu em sua residência e pegou o envelope, tendo lhe fornecido um suposto número de protocolo. Somente após o ocorrido, a vítima constatou tratar-se de um golpe, no qual, de posse do chip do seu cartão, o autor conseguiu êxito em debitar em sua conta certo valor em saques e compras, vindo a lhe causar sérios transtornos pessoais e financeiros.
Por volta das 10 horas, uma segunda vítima de 68 anos, procurou a Polícia Militar em Araxá relatando que no dia anterior (28/08/19), por volta de 21 horas, recebeu uma ligação em seu telefone fixo, a qual lhe disseram ser da seguradora de um banco e que seus cartões de débito/crédito haviam sido clonados. O golpista informou que para que fossem bloqueados, a vítima deveria digitar o número dos cartões e a senha. Posteriormente foi pedido que fosse feita a carta de próprio punho e colocado junto com os cartões cortados dentro de um envelope. Por volta de 22 horas um indivíduo de cor clara, estatura baixa, aparentando cerca de 30 anos, bem trajado de roupa de couro de cor preta e motocicleta de cor escura foi até a sua residência e buscou o envelope. Somente após o fato ocorrido a vítima constatou que havia caído em um golpe, tendo os autores debitado o valor total da conta corrente de sua esposa e valores em sua própria conta, chegando a utilizar o limite do cheque especial.
Uma terceira vítima de 77 anos, procurou a Polícia Militar em Araxá relatando que no dia anterior (28/08/19), por volta de 19 horas, recebeu uma ligação em seu telefone fixo de onde um indivíduo se identificou como sendo funcionário de uma agência bancária e aplicou o mesmo golpe. Porém desta vez, o autor pediu à vítima que entrasse em contato com o banco através de um telefone 0800, onde um suposto funcionário lhe informou os mesmos procedimentos (que cortasse o cartão ao meio com o chip, fizesse uma carta de próprio punho e colocasse dentro de um envelope), tendo no prazo de 20 minutos ido até sua residência um motoqueiro de cor clara, estatura baixa, trajando roupa preta, capacete e com uma mochila em uma motocicleta de cor escura, a qual pegou o envelope e foi embora. Após o ocorrido, o suposto funcionário do banco continuou na linha com a vítima alegando ser perito do banco e relatando que assim que o envelope chegasse em suas mãos seriam tomadas as providências através da Delegacia da Polícia Civil e Federal para investigar o que ocorreu. Segundo a vítima, somente após o fato foi constatado que havia caído em um golpe, onde os autores realizaram vários saques em sua conta.
Entenda o golpe:
De posse dos dados pessoais das vítimas, um criminoso entra em contato por telefone e se identifica como funcionário da central de segurança dos cartões. O golpista, então, informa que foi identificada uma compra não usual com o cartão do cliente ou que seu cartão foi clonado, solicitando dados pessoais e senhas. Depois, as convencem a cortá-lo e entregá-lo com o chip intacto a um indivíduo que vai até a casa da vítima recolher os cartões. De posse dos cartões, os autores instalam os chips em outros cartões e efetuam compras, saques, empréstimos e serviços. Em geral, as vítimas não desconfiam, pois, os golpistas são treinados a falar como atendentes de telemarketing e são muito convincentes.
A Polícia Militar dá dicas para que você não seja vítima deste tipo de golpe:
• JAMAIS repasse senhas e dados pessoais em mensagens eletrônicas e telefonemas. Bancos e operadoras de cartão não solicitam essas informações por estes meios.
• Desconfie de desconhecidos ligando ou enviando mensagens que solicitem dados pessoais. Neste caso, desligue imediatamente e ligue no banco ou prestadora de serviços do cartão e se informe, ou faça isso pessoalmente.
• Agências bancárias não enviam funcionários em sua residência tampouco solicitam seus cartões, SENHAS e cartas. ISTO É UM GOLPE!
• Não use senhas óbvias, como datas de nascimento.
• Troque as senhas periodicamente.
• Antes de digitar a senha, verifique se o valor da compra foi digitado na máquina de cartão.
• Confira frequentemente o extrato bancário.
• Não perca o cartão de vista ao fazer compras em lojas físicas.
• Procure buscar o cartão na agência em vez de pedir que seja entregue em casa.
• Verifique se o antivírus do computador está atualizado antes de comprar pela internet. Ele impede a invasão de hackers que podem roubar dados bancários.
Atenção!
As vítimas de estelionato devem entrar em contato com o banco para que o cartão seja bloqueado e não haja mais danos e registrar a ocorrência.
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