Pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), realizada neste ano, constatou que 35% dos empreendedores do setor pretendiam contratar funcionários até o fim de 2023. Apesar do número positivo, a demanda e a dificuldade de contratação no setor de bares e restaurantes continua grande.
O levantamento ainda mostra quais vagas os empreendedores esperam encontrar maiores dificuldades para preencher: funções como gerente, sushiman, pizzaiolo e cozinheiro lideram o ranking quando o assunto é escassez de profissionais. Em uma escala de zero a cinco, a dificuldade para contratar um gerente, por exemplo, é de 4,40.
Os resultados são observados no dia a dia dos donos de bares e restaurantes. Proprietário do Maria Farinha Restaurante, em Aracaju (SE), João Guilherme Almeida considera que o interesse na profissionalização na área é baixo. “Aqui em Sergipe, a principal dificuldade de contratação gira em torno de gerentes e profissionais, como cozinheiros, sushiman e barman. A percepção é que falta capacitação e interesse dos profissionais em se especializar. Tem a demanda, tem cursos profissionalizantes, mas não tem interesse no mercado”, declara Almeida.
O mesmo é observado em parte do sudeste do país. No Espírito Santo, a oferta constante de vagas de emprego no setor influencia na rotatividade dos profissionais da área, o que prejudica a manutenção dos cargos. É o que afirma o sócio do Seu Joaquim Bar, em Vitória, Rodrigo Vervloet; “A dificuldade gira em torno da qualificação e interesse, sem dúvida, mas o grande desafio é manter o profissional no emprego, já que a oferta é grande. As pessoas não permanecem por muito tempo em um mesmo cargo e estabelecimento”.
Ainda segundo o ranking da pesquisa Abrasel, cargos como garçons, entregadores e profissional de TI possuem dificuldade menor no quesito contratação, sendo mais fácil para os empreendedores encontrarem profissionais que atuem na área. Ainda em uma escala de zero a cinco, a dificuldade em contratar alguém para a vaga de garçom é de 3,66, por exemplo.
A pesquisa ainda revela um perfil dos profissionais do setor de bares e restaurantes e alerta sobre a ausência de capacitação. Apesar da demanda constante de cargos para a área de alimentação fora do lar, a escassez de profissionais qualificados impõe barreiras para a diminuição de vagas ociosas no mercado.
Confira o grau de dificuldade de contratação dos profissionais do setor:
Facebook
Twitter
Google+
YouTube