RELAÇÕES EXTERIORES
Ministros das comunicações dos países do grupo se reuniram em Brasília
A 5ª reunião de ministros das comunicações do países do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – foi realizada nesta quarta-feira (14) em Brasília. No encontro, conduzido pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, foram discutidos temas como Internet das Coisas (IoT), rede 5G, expansão da banda larga e transformação digital.
Ao final do encontro, por meio de declaração assinada pelos representantes dos cinco países, eles se comprometeram a fortalecer atividades conjuntas, criar novas oportunidades de cooperação e expandir as já existentes. No documento final apresentado, há apontamento das áreas para uma maior integração: conectividade, inovação e capacitação humana, além de transformação, inclusão, governança e segurança digital.
A ministra da África do Sul, Stella Ndabeni-Abrahams, defendeu a coordenação de esforços que traga resultados positivos para todos. O ministro da Índia, Amit Yadav, afirmou que os Brics devem olhar para frente com maior conexão. O representante da Rússia, Mikhail Mamonov, destacou o incentivo do Brasil em engajar as empresas nesse processo. E o enviado da China, Chen Zhaoxiong, afirmou que as tecnologias só vão avançar com ações práticas.
O ministro Marcos Pontes disse que em termos concretos a reunião sediou o primeiro encontro do Instituto de Redes para o Futuro do BRICS, que discute temas como pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias e padronização de redes de telecomunicações. “Este instituto vai permitir que todas essas intenções que são colocadas nessa declaração se transformem em ações realmente efetivas e práticas”, afirmou o ministro.
BRICS
O Brasil responde, neste ano, pela presidência rotativa do bloco e trabalha com o tema “Crescimento Econômico para um Futuro de Inovação”. A reunião em Brasília é um dos encontros preparatórios para a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS, marcada para novembro na capital brasileira.
Os cinco países do grupo representam cerca de 42% da população, 23% da economia, 30% do território e 18% do comércio mundial.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube