Curso com o objetivo de trazer mais segurança ao ambiente de trabalho capacitou 37 pessoas
A Norma Regulamentadora 23 (NR 23) do Ministério do Trabalho, que trata da proteção contra incêndios, determina a criação de uma brigada nas empresas com mais de 20 funcionários. A formação da brigada, além de cumprir a norma, garante a segurança da empresa e dos colaboradores. Todos os locais de trabalho, independente do tipo de atividade exercida, oferecem algum risco de incêndio, seja ele maior ou menor. A brigada é capacitada para agir na prevenção e combate, além de prestar os primeiros socorros quando necessário.
Para se adequar a norma regulamentadora e oferecer mais segurança aos colaboradores e à comunidade, a Câmara Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através da 2ª Companhia Operacional, promoveu nos dias 21 e 22 de março, na sede do Legislativo, uma capacitação de brigadistas. Cabo Galdino foi o responsável por ministrar o curso. Participaram das aulas, servidores, assessores e funcionários de algumas empresas da cidade.
Os participantes aprenderam sobre prevenção de acidentes, manobras de ressuscitação, como agir em caso de fraturas e queimaduras, como auxiliar pessoas em situação de risco, dentre outras técnicas de primeiros socorros. Os alunos também fizeram exercícios onde puderam treinar a forma correta de imobilizar e socorrer vítimas em diferentes circunstâncias.
Técnicas para combater incêndio foram ensinadas ao grupo. Eles aprenderam em que situação deve ser usado cada tipo de extintor, como operar corretamente a mangueira e como utilizar os equipamentos de proteção necessários para o combate seguro ao fogo. Todas as técnicas ensinadas foram simuladas pelos participantes no pátio da Câmara, proporcionando a fixação do que foi aprendido. Ao todo 37 pessoas se tornaram aptas a atuar como brigadistas e receberão o certificado de conclusão do curso.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube