A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde promove a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, na Zona Rural, entre os dias 16 de agosto a 1º de setembro. Já a etapa da campanha no Perímetro Urbano acontece entre os dias 11 e 18 de setembro. A meta é vacinar mais de 16 mil animais entre cães e gatos.
O agente Fabrício de Ávila explica que para receber o imunizante o animal deve ter mais de 3 meses de vida e estar em boas condições de saúde. “Não há contraindicações para a vacinação de animais lactantes, puérperas ou gestantes. Os animais que vão receber dose no primeiro ano de vida devem tomar a dose de reforço após 30 dias da aplicação da primeira dose”, completa.
“É muito importante a colaboração da população para que possamos vacinar todos os animais da zona rural. Pedimos sempre para o pessoal deixar as porteiras abertas para facilitar a entrada dos agentes da Vigilância Ambiental. Nosso objetivo é vacinar o maior número de cães e gatos durante toda a campanha”, reforça a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença que mata, tanto o animal quanto o ser humano, e não tem cura. A melhor maneira de prevenir é a vacina. A doença é transmitida principalmente por mordidas, além de arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. A vacinação do cão e gato ocorre anualmente e é de suma importância para que o animal não contraia a doença.
Vacinação Antirrábica Zona Rural (16 a 18 de agosto)
– Ranchos e fazendas nas imediações da Serra da Ventania (estrada antiga para Sacramento).
– Ranchos e fazendas nas imediações do Rio Tamanduá.
– BR-262 sentido Uberaba a Araxá (lado direito).
Facebook
Twitter
Google+
YouTube