Levantamento do Ecad apontou o top 5 musical do ano passado em todo o estado da Bahia
“Vem deslizando (vai), que eu tô gostando (vem)” são versos que certamente todo mundo que passou o último carnaval na Bahia repetiu várias vezes. Eles fazem parte de “Zona de perigo”, música de autoria de Adriel Max, Yves, Pierrot Junior, Lukinhas, Fellla Fellings e Rafa Chagas e gravada por Léo Santana, que foi a música mais tocada em trios elétricos e shows de carnaval no estado baiano em 2023, de acordo com levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Outra música que animou os foliões na Bahia no ano passado foi “Deixa eu botar meu boneco”, que ficou na segunda posição do ranking, seguida pela tradicional “Eva”, sucesso na voz de diversos artistas como Ivete Sangalo, Manno Goes, Durval Lelys, Luiz Caldas, Solange Almeida, Saulo Fernandes e outros.
“A Bahia tem um carnaval que extrapola as fronteiras do país e é reconhecido mundialmente. A diversidade é tão grande que todo ano a folia baiana lança hits que se espalham para outros estados. Temos um trabalho importante de licenciamento musical com o objetivo de garantir a remuneração em direitos autorais para compositores e artistas que tiveram suas músicas tocadas neste período de carnaval no estado”, disse Fábio Cunha, gerente do Ecad que atende o estado da Bahia.
O último carnaval na Bahia teve uma arrecadação em direitos autorais de R$ 4,4 milhões, proveniente de pessoas, canais e espaços que utilizaram música publicamente e fizeram o licenciamento por meio do Ecad. Esse total representou um crescimento de mais de 290% em comparação ao ano de 2022, quando o carnaval no estado baiano arrecadou R$ 1,1 milhão em direitos autorais e ainda sofria com o impacto da pandemia do coronavírus.
Para o carnaval deste ano, o Ecad lançou sua campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavales.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube