Propostas podem ajudar o setor elétrico a ser mais eficiente, reduzir custos e oferecer um melhor serviço ao consumidor
A Cemig divulgou no dia 14/11, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o resultado do Chamamento Público do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Cemig – Aneel 2018. Foram recebidas 129 propostas para as linhas de pesquisa e desenvolvimento publicadas e suas respectivas demandas tecnológicas prioritárias. Após as etapas de pré-qualificação e de avaliação de mérito, sete projetos foram classificados e validados para divulgação. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 43 milhões para o desenvolvimento desses projetos, que podem ajudar o setor elétrico a ser mais eficiente, a reduzir custos e oferecer um melhor serviço ao consumidor.
“Esses projetos selecionados promovem avanços tecnológicos que impactarão os produtos e serviços, tornando decrescentes os nossos custos, gerando novos negócios, com novos modelos de geração e consumo de energia”, explica o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.
Esse chamamento público foi o primeiro realizado com a nova estratégia de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Cemig, elaborada a partir do Plano Estratégico de Inovação de Tecnologia Digital, denominado Cemig 4.0. Ele consiste em três eixos fundamentais, chamados 3D: Digitalização, Descarbonização e Descentralização, que têm o objetivo de orientar os investimentos em P&D e acelerar as transformações tecnológicas dentro da empresa. “Com o Cemig 4.0 estamos nos preparando para um ambiente competitivo que tem como base a liberdade de escolha do consumidor”, afirma Camargo.
As propostas selecionadas vão buscar, no período de até 24 meses, soluções para as seguintes demandas tecnológicas: Assistente Digital para Busca Inteligente de Informações; Gestão Inteligente da Cadeia de Fornecedores; Automação Inteligente do Centro Sistema de Operação da Distribuição – COD do Futuro; Desenvolvimento do Centro de Gestão de Ativos da Cemig Distribuição; Inteligência Artificial aplicada ao Relacionamento com Clientes; Sistema Inteligente Integrado para Gestão dos Ativos da Cemig Geração e Transmissão; Sistema para Gestão Inteligente de Recursos Energéticos Distribuídos.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube