Aposentadas relatam sobre a importância da ajuda familiar durante a atualização cadastral
Desde julho deste ano, o Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), está realizando o 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG) para servidores efetivos e aposentados vinculados ao Poder Executivo e pensionistas do Ipsemg.
No momento, está em andamento a segunda etapa do Censo Cadastral Previdenciário que é destinada aos aposentados e acontece até o dia 23/10.
Por ser um procedimento on-line, realizado por meio de link no site do Instituto, o apoio familiar na hora de realizar a atualização de informações pode ajudar muito aqueles que possuem limitações quanto a tecnologia como, pouco domínio da internet ou do smartphone, como foi o caso da aposentada, Teresinha de Jesus Sousa Accacio, 76 anos.
Ao se deparar com o procedimento e perceber que ele poderia ser feito virtualmente, a ex-servidora da Educação contou com o apoio do filho, João Henrique Sousa Accacio, que a instruiu e foi preenchendo os dados conforme informações disponibilizadas pela mãe.
Após realizar a atualização de seus dados, Teresinha de Jesus, esclareceu que: “no primeiro momento, vi como algo difícil. Mas, com a ajuda do João, ficou bem simples e muito fácil de realizar. Todos nós devemos participar, para que assim possamos manter os nossos dados atualizados e nossos benefícios em dia”, acrescentou.
Para João Henrique Sousa Accacio, familiares e amigos próximos são essenciais para que os servidores que nem sempre tem domínio do computador ou celular, realizem o Censo da melhor forma possível e sem burocracias.
A aposentada Maria Luiza Gonçalves Resende trabalhou 35 anos no Ipsemg e também contou sobre sua experiência com o recenseamento: “Como tenho um pouco de dificuldade com computador, precisei de ajuda, porém, o censo é um procedimento fácil e rápido”. Para ela, ter o apoio de pessoas próximas quando o assunto é internet traz mais segurança.
Censo Cadastral Previdenciário
O Censo Cadastral Previdenciário tem por finalidade realizar o levantamento dos dados cadastrais dos segurados e beneficiários do RPPS-MG e subsidiar a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social.
De acordo com o decreto nº 48.620/2023, o servidor aposentado ou afastado preliminarmente, que não realizar o censo cadastral poderá ter o pagamento de seu benefício previdenciário suspenso provisoriamente. O restabelecimento do pagamento do benefício somente ocorrerá após a regularização da situação com a realização do Censo, observando o cronograma definido e disponível no site do Ipsemg.
Atendimento presencial
O servidor inativo que não possuir acesso à internet poderá comparecer à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação ou, no caso do notário aposentado, na Secretaria de Estado de Governo – Segov, ou ainda em uma das unidades regionais do Ipsemg, para realização do recenseamento, durante o período estabelecido no cronograma. O aposentado deverá apresentar documento de identificação com foto para atualizar seus dados.
Dúvidas e mais informações, acesse o site do este link.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube