Com 12 anos de estrada, completados agora em setembro, a trupe leva a arte do teatro de bonecos para crianças que ainda não conhecem ou têm pouco acesso a esse mundo lúdico
Com sua fábula “Floresta Viva”, que retrata a importância da preservação das florestas, a cia. de teatro de bonecos BuZum! se apresenta gratuitamente em Araxá nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro. As apresentações da cia de teatro BuZum! acontecem em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet (Pronac 191707) e patrocínio da CBMM.
A cia. é reconhecida nacionalmente por criar de forma pioneira uma sala de teatro dentro de ônibus rodoviários, a cia. percorre o país levando a alegria, a ludicidade e o encanto do teatro de bonecos para o público infanto-juvenil, que acaba aprendendo e se divertindo.
“O teatro e a educação são o combustível que move a nossa companhia há exatos 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘Floresta Viva’ falamos sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente, e em especial das nossas florestas”, explica Mari Gutierrez, diretora do BuZum!.
“A cultura é fundamental para a transformação da sociedade. É uma ferramenta importante no processo de formação das novas gerações. Por isso, nossa atuação prevê o apoio a iniciativas voltadas às nossas crianças e adolescentes, levando conhecimento e informação também por meio da arte”, destaca Alvaro Rezende, da área de Relacionamento com a Comunidade da CBMM.
“Na ‘Semana da Criança’ oito Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), totalizando 800 crianças, receberão o BuZum! Além disso, nesse projeto existe a parceria para a distribuição do material pedagógico que será utilizado nas aulas como continuidade desta interessante e atrativa proposta de trabalho, que enriquece o dia a dia da escola e vai nos ajudar a educar em amplitude as nossas crianças”, diz a secretária municipal de Educação de Araxá, Zulma Moreira.
Reinvenção
Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios, quadras pátios das escolas.
Aprendizado fora e dentro da sala de aula
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.
Sobre o espetáculo “Floresta Viva”
É a história de uma abelha, Filó, que conhece uma formiga esperta, a Jacira. As duas viram amigas inseparáveis, passam por diversas situações na floresta em que vivem, cada uma fazendo seu importante trabalho para o ecossistema e lutando contra alguns de seus predadores: pássaros e tamanduás. Até que um dia, a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca sua amiga formiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um fazendeiro ganancioso e malvado. As duas, reunidas com todas as formigas e abelhas da floresta, conseguem assustar o fazendeiro e proteger seu habitat.
Ficha técnica “Floresta Viva”
Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez
Texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Fábio Caniatto
Direção: Fábio Caniatto
Elenco: Andressa Ferreira, Carolina Portella, Dani Lima, Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila, Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Dino Soto
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta, Fernando Negah, Henrique Ramos, Leonardo Campos e Renato Queiroz
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva, Raul Lacerda e Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vânia Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
BuZum! 2022 e o espetáculo “Floresta Viva” em Araxá
Classificação do espetáculo: 4 a 11 ano
Duração: 20 minutos.
Data: 03 de outubro (segunda-feira)
Local: CEMEI Querobina Gomes
Endereço: R. Geraldo Lima, 75, Pão de Açúcar 4, Araxá – MG
Horário: 9h30 – 1 sessão
Local: CEMEI Francisca Querina
Endereço: Lazaro Severino Gomes, 195, Pão de Açúcar 3, Araxá – MG
Horários: 14h30 15h10 – 2 sessões
Data: 04 de outubro (terça-feira)
Local: CEMEI Marlene Braga E. M. Professora Romália
Endereço: Av. Bernardino Ladeira, 430, Max Newman, Araxá – MG
Horários: 9h30 – 1 sessão
Local: CEMEI Araci Pedrelina
Endereço: Av. Professora Auxiliadora Paiva, 2135, São Domingos, Araxá – MG
Horários: 14h30 15h10 – 2 sessões
Data: 05 de outubro (quarta-feira)
Local: EMEI Lucas Teixeira
Endereço: R. Modesto Cristino Filho, 285, Vila Santa Luzia, Araxá – MG.
Horários: 9h30 14h30 15h10 – 3 sessões, uma pela manhã e duas à tarde.
Data: 06 de outubro (quinta-feira)
Local: CEMEI Dom Pixote
Endereço: Av. Pref. Aracely de Paula, 4835, centro, Araxá – MG.
Horários: 9h30 – 1 sessão
Local: CEMEI Azália Guimarães
Endereço: Rua Antônio Barreto, 255, Araxá – MG.
Horários: 14h30 15h10 – 2 sessões
Sobre o BuZum
Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completa 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.
A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube