Trinta cafeicultores de Campos Altos participaram do Circuito de Treinamento Agro, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Banco do Brasil, na última sexta-feira (27). O treinamento levou informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para os pequenos produtores rurais.
Especialistas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, do Sistema FAEMG, o instrutor e consultor Bruno Hércules Alves da Cruz e o técnico de campo do ATeG Café + Forte na região, Vinícius Teixeira, levaram aos produtores informações técnicas sobre a cadeia produtiva. “Conversamos sobre a importância da atividade cafeeira na região, fertilidade, colheita e pós-colheita, e também sobre gestão financeira”, destacou Bruno. As informações sobre crédito rural foram repassadas pela gerente de relacionamento Sandra de Fátima Pereira e a assessora de Agronegócio, Bárbara Regina Ferreira Corrêa, do Banco do Brasil.
Também presente no treinamento, a supervisora do ATeG, Karla Crystina Rosa, destacou que o evento proporcionou a troca de informações entre os produtores e levou conhecimento para orientar a tomada de decisão diante da finalização da safra 2021/2022. “Isso abre o pensamento do produtor em relação às expectativas do manejo da próxima safra, principalmente em relação ao planejamento financeiro. Com essa parceria entre o Banco do Brasil e SENAR, ele teve conhecimento de como é feito o custeio rural”, completou.
De acordo com as mobilizadoras do Sindicato Rural de Campos Altos, Fabiana Vaz de Oliveira e Tatiana Aparecida de Oliveira, a maioria dos produtores que participaram do Circuito estão inseridos em um dos três grupos do ATeG do município. “Quanto mais conhecimento eles têm sobre a gestão do seu próprio negócio, mais crescimento terão em suas propriedades. Inclusive, alguns produtores trouxeram seus filhos para participar, dentro de um processo de sucessão familiar”, afirmaram. Elas explicaram que o treinamento é mais uma ferramenta para auxiliar os produtores, além de outros cursos na área de administração do Sistema FAEMG, nos quais eles são inseridos, como Educação Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão de Produção.
A cafeicultora Sarah Guimarães Vieira dos Santos aprovou o treinamento. “Eu achei muito importante, principalmente o conteúdo sobre gestão, para a gente saber qual rumo tomar no negócio. A conversa que tivemos sobre o crédito rural também foi essencial porque muitos produtores ficam com receio e puderam ver as vantagens em relação a isso”, afirmou.
O evento foi realizado na sede do Rotary Club do município. Além de Campos Altos, o Circuito de Treinamento Agro já passou por várias cidades mineiras, entre elas Araxá, Curvelo, Barbacena, Boa Esperança e Ervália.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube