Cardiologista alerta sobre prevenção contra infarto
Nos últimos anos, a incidência aumentou 158% entre homens e 157% entre mulheres
Levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), publicado pela Agência Brasil, mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.
O estudo leva em consideração dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde. Por isso, cobre todos os pacientes brasileiros que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), seja nos hospitais públicos ou nos privados que têm convênios. Isso representa de 70% a 75% de todos os pacientes do país.
Segundo o cardiologista Dr. Paulo Henrique Maia Vilela, médico cooperado da Unimed Uberaba, os fatores de risco para a ocorrência de infarto, além do sedentarismo, são a obesidade, pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo e estresse. Ele destaca que as doenças do coração são as que mais matam no Brasil e no mundo.
O cardiologista observa que está faltando controle dos fatores de risco, principalmente, no período pós-pandemia, pois as pessoas deixaram de procurar o médico e o posto de saúde para controlar os sintomas. Ele nota que há aumento considerável na incidência de infartos em pessoas de 30 a 40 anos.
O fato de a população estar cada vez mais sedentária e, por isso, sujeita a hipertensão arterial, doenças como o diabetes têm surgido mais precocemente, assim como a obesidade. “O uso de substâncias estimulantes também contribui para o crescente número de infartos”, assegura.
Segundo o cardiologista, a atividade física é o maior presente para o coração, e que não fumar de forma alguma, controlar o peso, e claro, avaliar a hipertensão, colesterol e diabetes, são medidas primordiais para evitar o aparecimento de doenças no futuro.
Sobre o Grupo de Saúde Unimed Uberaba
Unimed Uberaba é o maior grupo de saúde da região, com mais de 110 mil beneficiários e aproximadamente 1,2 mil colaboradores, formado pelo Centro de Atenção à Saúde (Casu), Centro Infantil, Unimed Saúde – com laboratório e unidade de Oncologia, Casa do Cliente, Centro de Reabilitação, Centro de Terapias Integradas, Clínica Pleno e Espaço Viver Bem com equipe multidisciplinar. Com recursos próprios, somam-se à rede, o Hospital, a Clínica de Imagem e o Laboratório, empresas que oferecem soluções para a saúde e compõem o Grupo de Saúde Unimed Uberaba. Além de Uberaba, a área de atuação do grupo é composta por outros 16 municípios. Com moderna estrutura de atendimento, realiza autorização de exames, consultas, medicações, procedimentos e cirurgias, transcrição de pedidos, impressão de boletos, entrega de receitas, Busca de Rede para procedimentos e acompanhamento especializado.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube