Black Friday e datas comemorativas são atrativas para golpes virtuais; saiba como se proteger

O mundo é digital

Black Friday e datas comemorativas são atrativas para golpes virtuais; saiba como se proteger
Black Friday e datas comemorativas são atrativas para golpes virtuais; saiba como se proteger

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Black Friday e datas comemorativas são atrativas para golpes virtuais; saiba como se proteger

Seja usuário ou lojista, todos precisam tomar alguns cuidados envolvendo a segurança durante os períodos de grande movimentação no comércio digital. Especialista reforça os principais cuidados

Conforme os processos de transformação digital avançam, novas tecnologias vão surgindo. Só que as soluções de segurança das transações também precisam acompanhar essa expansão do mercado. Só no primeiro trimestre de 2023, 3,9% dos mais de 38 milhões de pedidos feitos no e-commerce brasileiro foram tentativas de fraudes, de acordo com levantamento da ClearSale.

O aumento de compartilhamento de dados nas redes sociais também pode ter contribuído para esse crescimento, já que os golpistas têm acesso a dados pessoais, como foto, telefone e relações familiares. Para Fernando Medeiros, CTO na FC Nuvem, frente da FCamara especializada em serviços gerenciados de TI, cibersecurity, data & analytics e multicloud, datas comemorativas como a Black Friday inspiram ainda mais cuidados por parte dos usuários..

“As celebrações sazonais geram muitas expectativas nos consumidores, mas também são muito aguardadas pelos cibercriminosos. A ocasião proporciona um número maior de usuários efetuando transações pela internet, um prato cheio para tentativas de golpes e fraudes. As atividades financeiras durante o período exigem cuidado dobrado”, destaca Fernando.

Reprodução

O especialista elenca algumas ações importantes para aumentar a segurança no período e permitir uma boa experiência para os usuários:

1- Antes de realizar suas compras, verifique se o site é confiável 

Ao decidir adquirir qualquer produto de um novo site, confira se a loja ou a plataforma realmente existe. Pesquise se ela tem endereço físico e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), para o caso de haver qualquer problema com a transação. Todas essas informações devem estar indicadas com clareza na página.

Vale certificar-se também sobre a veracidade das ofertas recebidas por e-mail e redes sociais, pois existem muitos links que levam direto aos golpistas. Então, antes de abrir aquela promoção na sua caixa de entrada – especialmente aquela ‘boa demais para ser verdade’ –, tenha certeza de que o remetente é confiável.

Outro forte indício de que o site é verídico é o cadeado HTTPS na barra de endereços. Esse é um protocolo de segurança obrigatório para sites que lidam com informações sensíveis. Desconfie de páginas que não apresentam essa camada de proteção.

2-Redobre os cuidados ao fazer compras em redes públicas de internet

Se estiver logado em um Wi-Fi público, utilize a conexão apenas para fazer pesquisas de preços e produtos. Evite fazer logins e fornecer dados sensíveis nesse momento. Quando decidir efetuar a compra, opte em realizá-la em uma rede particular e em um dispositivo próprio ou de confiança, é mais seguro. Dessa forma, você evita que suas informações sejam captadas e utilizadas indevidamente.

3- Pagamento em Pix

Caso prefira pagar com Pix, efetue o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Ao receber do estabelecimento o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente a que você realizou a compra. Só depois desse cuidado, com a checagem detalhada, confirme a transferência.

Para os lojistas, Fernando destaca ações importantes:

1- Mantenha seus sistemas atualizados: isso inclui todos os softwares utilizados no negócio. Assim você preserva sua loja contra possíveis invasões digitais e vazamentos de dados importantes sobre seus clientes;

2- Adote certificados de segurança: eles são fundamentais para proteger a comunicação entre o cliente e o servidor, garantindo que a transação ocorra sem riscos e sempre criptografada;

3- Invista em Blockchain: essa tecnologia é uma espécie de banco de dados descentralizado, contendo as transações ou interações realizadas entre as partes envolvidas. O recurso distribui as informações em blocos de registro ligados uns aos outros, criando um banco de dados permanente e à prova de violações.

Sobre a FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.

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Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

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