Comércio eletrônico começa a se preparar para Black Friday e outras oportunidades para o 2º semestre
Cada vez mais consolidada, a Black Friday tem se tornado uma das maiores datas comerciais do ano para os varejistas. Na ocasião, 1 hora de venda corresponde a dois dias. Por isso, o preparo antecipado pode garantir melhores resultados para quem quer aumentar as chances de sucesso, principalmente na estruturação da loja virtual.
De acordo com o diretor de negócios da wap.store, Rodrigo Noal, a movimentação dos clientes da empresa já tem início na virada para o 2º semestre. “Começar a organizar com antecedência permite que os lojistas tenham tempo para planejar, executar estratégias e reunir as equipes essenciais para o sucesso dessas ocasiões comerciais. Engajar o time de compras, logística, marketing e comercial é fundamental para garantir uma operação fluida e satisfatória”, destaca Noal.
Com outras datas comerciais previstas para o período, como Dia das Crianças e Natal, a expectativa é que as vendas entre os clientes da base da wap.store aumente em 40%, principalmente nos últimos três meses do ano.
5 dicas para quem quiser se preparar com antecedência:
1 – Meta: ter a definição da meta a ser atingida é o primeiro passo, pois dará visibilidade da composição de categorias, produtos, ticket médio, quantidade de pedidos, entre outros pontos essenciais para garantir o sucesso da Black Friday.
2 – Planejamento de produtos com preços competitivos: o consumidor tem uma grande expectativa com preços atrativos no período, entender essa demanda e atender essa oportunidade é algo que exige planejamento juntos aos fabricantes e muitas vezes dos canais de venda, como marketplace em casos de flexibilização de comissões por exemplo. Notamos que o mix de produtos comprado especialmente para o período costuma representar algo próximo de 80% das vendas.
3 – Oportunidade de venda das curvas B e C: sempre que acompanhamos a movimentação dos clientes percebemos um planejamento para venda de produtos que estão levando mais tempo a girar em seu estoque. Essa é uma grande oportunidade para dar vazão a este mix e consequentemente melhorar o fluxo de caixa. Essa estratégia costuma representar algo próximo de 20% das vendas do período.
4 – Prazo de entrega: é esperado um volume muito maior do número de pedidos, por isso é importante entender essa volumetria por região e alinhar junto aos parceiros logísticos essa demanda. Além disso, ter atenção com a extensão nos prazos de entrega que serão necessários para que o cliente receba a mercadoria de acordo com o prazo ofertado.
5 – Organização do time: defina quais times serão envolvidos bem como seus parceiros ao longo do evento, estes deverão garantir a estabilização do site, alterações de preços, acompanhamento de estoque, atendimento ao cliente, bem como todo restante do processo, que vai desde o início da venda até a expedição dos produtos.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube